terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Antes do Começo #8 - Primeiros rascunhos dos personagens

Para o primeiro post de 2024, pensei em trazer um dos meus tesouros perdidos no tempo. Sempre fui muito cuidadoso com meus pertences, e devo ser um daqueles sortudos que ainda têm guardado quase todos os desenhos da infância. Vez ou outra volto para olhar esses rabiscos irreverentes cheios de imaginação e me encho de nostalgia ao lembrar de dias mais simples.

O Grande Livro das Anotações Irrelevantes é provavelmente um dos meus preferidos. Datado de 9 de Novembro de 2009, acho que este foi o primeiro registro de que eu pretendia levar os meus personagens de Matéria mais a sério.

O livro (que na verdade não passa de um caderno amarelado e muito, muito velho), está repleto de anotações e desenhos dos personagens em um estágio ainda inicial, quando eu os desenhava para meus gibis. Eu invento histórias para o Ralph e seus amigos desde 2005, mas me dei conta de que a maioria delas só existiam na minha cabeça porque eu nunca cheguei a colocar nada no papel. Se eu acabasse esquecendo-as, não haveria nenhum resquício do que eu tinha inventado. Há anotações que vão de 2009 até meados de 2012, quando comecei a de fato planejar em transformar a história em um livro.

Abaixo vocês conferem uma série dos principais rascunhos que serviram como base para os personagens e vejam o quanto eles evoluíram! Mas o mais curioso é que praticamente todos eles possuem sua essência original, sofrendo algumas transformações e sendo melhorados com o tempo.

RALPH


Este é Ralph, em seu estado mais puro. Sua característica marcante era ser normal — normal até demais. No planejamento inicial ele não teria nenhuma qualidade, nenhum poder especial, seria só um garoto tentando ser especial.

Eu sempre gostei mais de meus personagens secundários, e por isso acredito que um dos meus maiores desafios como autor foi trazer um protagonista que instigasse o leitor a querer acompanhá-lo. Afinal, quem iria querer ler um livro de 400 páginas com um personagem tão... normal?

Eu não gostava do Ralph, e por isso nunca planejei nada para ele nem mesmo nesse caderno de anotações. Tive que descobrir tudo conforme escrevia o livro, então posso dizer que ele é de longe um dos personagens mais complexos que precisei inventar.


AURIA, PRIMEIRO RASCUNHO


Este é o primeiro rascunho de Auria do momento em que ela deixou de ser uma personagem feminina genérica que só servia para ser resgatada e cozinhar. Eu amo esse desenho porque ele traz toda a evolução dos elementos que transformaram a Auria no que ela é hoje — o cabelo curto rebelde, a jaqueta e o olhar.

Acredito que a base para seu novo estilo surgiu de um filme chamado Bound, dirigido pelas Irmãs Wachowskis, que também fizeram Matrix. Há uma personagem muito badass no filme chamada Corky, interpretada por Gina Gershon, e por mais que eu não me lembre dos detalhes, lembro claramente de como senti que seria incrível ter uma personagem assim como companhia para o Ralph que era sempre tão doce. Alguém que pudesse segurar o tranco nas dificuldades, mas também erguê-lo quando necessário.

Os shorts curtos que ela usava mais tarde foram substituídos por calças de ginástica (ô, glória!).

LESTEN


Meus geckos sempre foram criaturas simples. Eles eram desenhados de uma forma cartunesca e infestavam todos os meus cadernos de escola. Lembro como foi estranho para mim finalmente definir uma aparência de lagarto para eles, e o Lesten serviu como cobaia.

Posso dizer que os geckos são atualmente a raça mais importante de Matéria e o coração da obra. Eles são folgados e desleixados, mas extremamente leias e divertidos.

PETER LEE


Originalmente o Lee não fazia parte do grupo de protagonistas. Ele foi inserido tardiamente para substituir o Facade e ser alguém que aguentasse dar porrada nos outros. É interessante notar que muito pouco mudou de seu planejamento inicial para a versão final. Contudo, quem já leu os livros sabe que o Lee não funciona sem sua companheira, Hayley. Agora você já parou para pensar como seria se a Hayley fosse... diferente?


HAYLEY STANLEY


Vocês devem estar pensando que a Hayley sempre foi uma furra gostosa com poderes de cura. É ela a responsável por colocar o Lee na linha, além de construir todo o desenvolvimento de ambos. Todos os objetivos de Lee giram em torno dela, é como se os dois fossem o mesmo personagem.

Porém, lá em 2012 surgiram alguns planos de que Lee e Stanley seriam dois arruaceiros que participavam de uma gangue nas Cidades Cinzentas causando problemas e tentando uma forma de se livrar das cicatrizes de seu passado. Claramente a Hayley é a personagem que mais evoluiu de lá para cá. Pode-se dizer que parte da essência de Stanley foi transferida para o Claus, enquanto a Hayley se tornou uma personagem totalmente nova, além de trazer um ar feminino para um grupo tão predominantemente masculino com testosterona de sobra.

CLOVER

Quem já teve acesso antecipado ao Livro 2 deve conhecer a Srta. Clover como uma feiticeira poderosa e professora de Ralph na sua antiga escola. Sempre houve planos de que ela faria parte do grupo principal, mas acabou que isso precisou ser adiado até o segundo volume.

Neste primeiro rascunho é possível notar que Clover era muito mais nova e vestia roupas extravagantes. Isso porque originalmente ela era uma garota de 15 anos pertencente a uma família rica que a mantinha presa por sei lá qual motivo. O plot acabou voltando-se para Rebecca, e Clover continuou evoluindo até se tornar essa milf gostosa que conhecemos hoje.


A ORDEM DO SELAMENTO

 

Os personagens não humanos de Matéria foram os que mais deram trabalhado para serem adaptados. Toda a Ordem do Selamento precisou ser criada com base em bichinhos fofinhos de olhos expressivos. Você consegue imaginar o Aedan sendo essa coisinha fofa? É, não foi nada fácil.

Eu brinco quando chamo esse caderno de irrelevante porque há uma série de informações que parecem não servir para nada, como o fato de Aedan gostar de música eletrônica e Bill ter quatro irmãos. Esses pequenos traços de personalidade serviram para moldar os personagens até eles se transformarem no que vocês veem hoje.

E para adaptar os nomes deles? Todos terminavam como -tines, de tótines. Tutantótines, Generaltines, Cristaltines, Firetines... Olhando para trás, tive mesmo muito trabalho em pegar todas essas ideias da infância e conseguir amadurecê-las sem perder a essência.

RAEGAR, DARK AURION


Um dos personagens que eu mais queria apresentar aos meus leitores era o Raegar, isso porque ele era essa mistura de anti-herói com o personagem edgy que sempre faz sucesso nos animes. No fim das contas, ele se tornou só um bobão apaixonado, mas isso não esconde o fato de que Raegar continua sendo um dos favoritos da galera.

Nota-se que ele tinha um estilo tão bem definido que pouquíssima coisa mudou de sua aparência original. Raegar sempre teve esse jeitão despojado, ele gosta de usar correntes, jaquetonas com pelos e coturnos militares. Ah, e outra curiosidade é que seu nome ainda constava como Dark, igual nos gibis originais!

DRAKE


Drake é outro desses personagens cujo planejamento continuou o mesmo por mais de 10 anos. Ele sempre teve esse jeitão de cavaleiro austero, com ombreiras largas e uma capa esvoaçante. Uma curiosidade é que o Drake não teve nenhuma ilustração sua sendo mostrada nos livros, logo, alguns leitores acabaram por imaginá-lo do seu próprio jeito. Tendo morrido quando tinha cerca de 40 anos, alguns defendem que ele deveria aparentar ser mais velho. Esta aparência é como se ele ainda estivesse na casa dos vinte e poucos anos.

A PESTE NEGRA


Por fim, um dos meus rascunhos favoritos é o da Peste Negra (que, como podem ver, teve uma série de nomes provisórios que não funcionaram). Ele foi planejado muito antes dos livros serem escritos, e não seria exagero dizer que construí toda a saga só para ter a chance de um dia levar esse personagem ao público.

A Peste sempre carregou influência de vilões como o Black Knight, de Fire Emblem, e o Witch-King, de o Senhor dos Anéis. Sua armadura passou por uma série de adaptações (ele seria extremamente baixinho), e esse é o rascunho mais próximo da versão final. Contudo, posso afirmar que a Peste já vinha sendo planejada desde antes de 2009 como um dos maiores oponentes de Ralph. Mal posso esperar para o lançamento do Livro 2 e poder ver a reação de vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada