sexta-feira, 26 de julho de 2024

5 Anos do Lançamento de Matéria - Espada de Madeira

 

Hoje o facebook me lembrou que eu estou ficando velho (afinal, quem ainda usa facebook hoje em dia?).

Em 27 de Julho de 2019 consegui entregar o Ralph ao mundo. Desde então, meus personagens foram viajando de livro em livro em direção à mente e o coração dos leitores que tive o privilégio de conquistar a atenção.

Foram 200 exemplares vendidos nesse tempo, um marco atingido com muito esforço. Tenho anotado o nome de cada pessoa que comprou, e ainda dou risada quando descubro que alguém encontrou meu livro jogado em algum sebo, com as páginas sujas e amareladas e a contracapa assinada para o nome de outro alguém. Apesar de o período ativo em que Matéria foi vendido foi entre 2019 e 2021, vez ou outra ainda aparece um leitor interessado me perguntando quando farei uma nova tiragem.

A verdade é que eu não sei mais... Acho que não consegui obter aquele sucesso mundial que eu esperava (alô, agentes de filme?). Nesses cinco anos que se passaram, terminei de escrever os quatro livros que compõe a Saga Matéria, mas continuo sem conseguir publicar o segundo, até porque passamos por uma pandemia e algumas outras loucuras que fizeram as pessoas se preocuparem mais em sobreviver do que ler histórias. O mundo evoluiu demais no sentido tecnológico, e aqui estou eu ainda escrevendo para blogs que com certeza um dia vão deixar de existir sem sobrar nenhum vestígio.

Eu me lembro da sensação que foi receber a caixa contendo os primeiros exemplares quase um mês antes, em 28 de Maio. Em Julho, o evento de lançamento aconteceu na minha cidade natal em frente à temakeria dos meus amigos que já não existe mais. Ainda fico pasmo com a recepção que tive — vendi um total de zero livros para estranhos, mas esgotei os exemplares com a ajuda dos meus amigos e familiares.

Não sou bom em divulgar meu trabalho, criei um bloqueio de falar sobre ele depois de escutar alguém dizer: "ele só é amigo de vocês porque vocês consomem o trabalho dele". Falar sobre minhas histórias ainda é uma das coisas que fazem meu coração palpitar mais depressa, porque sinto como se esses personagens fossem muito mais interessantes do que eu.

Mas, no fim das contas, acho que todo mundo que esteve lá no dia do lançamento veio porque gostavam de mim como pessoa. Ninguém conhecia o Ralph ainda.

Talvez eu nunca consiga levar Matéria para o mundo como eu imaginava. Não vou poder ver a Auria maravilhosa no estilo de anime, nem o sotaque e trejeitos do Lesten, ou o bonitão que vão escalar pra viver o Raegar. Eu queria poder ficar quietinho no fundo de uma sala para ver se alguém vai chorar ou se emocionar enquanto assiste as coisas que eu criei. Matéria agarrou um pedacinho da minha vida desde 2005, a história e os personagens cresceram comigo e moldaram quem eu sou. 

Vivo da minha imaginação, mas já não tenho forças para fazer esse sonho acontecer. O tempo está passando muito depressa.

Comecei a trabalhar com marketing para uma empresa de seguros médicos, e logo vai fazer um ano que não sento para escrever nada novo. Acho que a vida é assim, vamos pulando de sonho em sonho de acordo com o que o momento permitir. Gosto de olhar para o meu passado, e sempre tenho a impressão de que lá atrás as coisas eram melhores, mas talvez não seja bem assim. Estou vivendo coisas e trilhando um caminho que eu não esperava, só aguardando o próximo momento derradeiro da temporada. O que será que vem a seguir? Estou ansioso para descobrir.

Aos que ainda rondam o Reino de Sellure em busca de um pouco de conforto ou de palavras desajeitadas de um autor das antigas, meus sinceros agradecimentos.

Meu livro completou cinco anos e eu sinto um tremendo orgulho dele. 



  7 comentários:

  1. Caramba. Cinco anos... E parece que foi ontem! Eu que agradeço do fundo do coração todo o esforço, Matéria foi uma grande inspiração para mim, além de se tornar um dos melhores livros de fantasia que eu já li. O meu favorito.

    Tive o prazer de ler os restantes da saga antes das outras pessoas (posso dizer que fui leitora beta? kkkk) Amo estas personagens e sinto que parte delas também me foram importantes. O mais incrível, é que ver uma publicação nova aqui em Sellure enche-me sempre de emoção. Sigo este blog religiosamente desde o primeiro dia. É um cantinho muito especial.

    Talvez um dia a vida dê outra volta, ninguém sabe, e consigamos realizar nossos sonhos (ou, pelo menos, chegar mais próximo a eles). Como diz Aslan de Crónicas de Nárnia (mencionando de exemplo aleatório para a ocasião, e não podia estar mais que certo) as coisas nunca acontecem iguais da mesma maneira.

    Talvez um dia Matéria chame mais a atenção do que o seu inicio (não dizem que autores de sucesso mandaram suas obras a editoras e eram sempre rejeitados?).

    Estes últimos dois anos também foram complexos para mim.
    O que interessa, é continuar a viver em nome da nossa imaginação, e nunca deixar a chama se apagar, mesmo que, ás vezes, ela esteja BEEMMM Á beira disso kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocupar o espaço como o livro favorito de alguém sempre será um marco incrível, obrigado por isso, Shii!

      Talvez eu seja exigente demais quando digo que quero que minhas histórias causem alguma coisa na vida das pessoas (nem que seja raiva daquele personagem maldito, ou tristeza por finalmente ter acabado kkk). Uma vez uma autora caçoou de mim quando falei isso, com aquele clássico ar de deboche: "uau, então você é o ESPECIAL!". Fiquei bem chateado, mas não dá pra descrever a felicidade que sinto quando percebo que minhas histórias não acabaram no momento em que a pessoa fechou o livro. Parece que o universo continua vivo na mente do leitor por mais um tempão.

      Você e a Star continuam sendo as únicas pessoas que leram a saga completa, mesmo sendo a versão 1.0 cheia de errinhos kkkk Eu ainda faria de tudo pra publicar essa saga nem que fosse para duas pessoas. Minha vida seria muito diferente sem a escrita e sem Matéria ou AeS, mas nem consigo me imaginar sendo outra coisa.

      Ainda me espelho no George Martin que começou a publicar seu livro em 1996 e a série alavancou muitos anos depois lá pra 2012. Isso que nem todas as séries ou animações são bem feitas, e acabam manchando ainda mais a imagem de uma obra. Acho que são uma série de acertos sucedidos que definem o quão boa uma obra pode ser, acho que nem depende só do autor. De qualquer forma, o que podemos fazer é continuar tentando fazer com que nos vejam, afinal, quem não é visto logo cai no esquecimento.

      Obrigado por continuar vindo aqui mesmo depois de tanto tempo, Shii. Isso significa muito, e torna a caminhada menos solitária. Mesmo escrevendo e lendo menos, ainda sinto aquela magia que me fez adorar isso dentro de mim, e não sinto que algum dia ela vá deixar de existir.

      Excluir
    2. Esse relato da autora recordou-me de um comentário aleatório que eu vi no Spirit fanfics certa vez. A pessoa comentou que ''livro adaptado a série ou filme é o sonho de qualquer autor'' como se desvaloriza-se o valor individual que isso tem.

      Acho que quem escreve histórias está apenas a seguir um caminho ''um pouco mais fácil'' para transmitir seus sentimentos e mensagens ao mundo, já que não conseguem levar as suas personagens ao patamar que realmente desejavam ver.

      São milhares os livros publicados, e poucos aqueles que tem fama bastante para se converterem ao audiovisual. Talvez nunca vamos ver a Auria com um lindíssimo traço de anime ou a Hayley conquistando um culto de fãs sombrio. Mas, quem sabe... Nem que seja daqui a muitos anos? Só espero estar viva até lá para ver isso acontecer.


      E VAMOS LÁ, ter todos os livros de Matéria ao lado das nossas camas! kkk Nunca deixes a chama se apagar!

      Excluir
  2. I am tremendously proud of you man, even if it never becomes that big blockbuster it deserves to, it's one of the best stories i've ever written. You're incredible and truly amazing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for supporting me on this project even after all these years!

      I still believe this is one of the most special stories I've ever written, and I probably couldn't create anything else as great... and that's why I'll always carry a special little piece of this journey with me.

      Excluir
  3. Eu estou bem atrasado, mas minhas congratulações por esse marco, Canas! Devo ser honesto e admitir que não acompanho mais com tanto afinco uma porção de coisas, mas sempre dou uma passada no blog para ver se você fez alguma postagem, e aqui estamos, 5 anos do lançamento do que dá pra se chamar de a obra de uma vida! Ainda espero poder um dia comprar o segundo livro, caso seja lançado, para ter ele aqui na minha prateleira. Abraços, Canas, muita felicidade pra você !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, mano Napo! Obrigado por dar uma passadinha aqui no blog, você também foi uma parte essencial da construção dele lá atrás, sempre comentando e demonstrando apoio quando nem eu sabia se o primeiro livro iria dar certo.

      E se um deu certo, o próximo com certeza vai dar também kkkk Hoje em dia o formato de divulgação mudou e eu tenho um pouco mais de dificuldade de tornar o meu trabalho relevante ao público moderno, mas pelo menos sei que a galera das antigas ainda tem interesse e vai ser um prazer compartilhar essa jornada por mais tempo enquanto vocês me aguentarem.

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada