Mapa de Sellure ATUALIZADO!
Olha que atualização bonita! Uma tarde de longa produção e mais algumas horas de edição renderam uma das coisas que eu mais precisava fazer para a história, porque vira e mexe eu me perdia nas localizações. Agora, basta olhar para o lado de minha mesa que sei onde me situar. Eis que lhes apresento o Mapa de Sellure! Versão 3.0.
A última vez que atualizei esse mapa foi em 2009 e desde então muita coisa mudou. Eu dispensei diversos lugares que não eram importantes para a trama e atualizei todos os nomes de cidades, rios, florestas e províncias (o antigo estava todo em inglês. Para parecer mais chique, talvez?).
Fiquei satisfeito com o resultado, apesar de ainda não estar no nível dos mapas que grandes ilustradores criam para os livros. Há quem utilize sites e aplicativos onde é possível montar seu próprio mapa, mas eu não são tantas pessoas usando que seu projeto acaba parecendo genérico, por isso não sou muito fã da ideia. Entendo que há pessoas que não sabem desenhar, por isso os Map Makers se tratam de uma excelente forma de criar uma base e mais para frente contratar um profissional que possa dar o devido acabamento.
Escolhi uma fonte legível, mas numa versão impressa em A4 acredito que será difícil entender o que está escrito, então não sei se o usarei na versão final. O original foi feito em papel A3, com cerca de 42x30 cm.
Todo escritor de fantasia que cria seu próprio universo merece um mapa.
Foi em 2009 que fiz o mapa do qual eu mais me orgulho, a versão 2.0. Durante oito anos ele foi o meu favorito, usei uma cartolina amarelada e queimei as bordas com fogo para dar a ideia de desgastado. Com o tempo, teve gente que derrubou café nele, eu matei um pernilongo e espirrou sangue no meio de uma cidade, enfim, ele ficou tão sujo que acabou se parecendo com... um mapa de verdade, sabe?
Abaixo vocês conferem a versão antiga, ela possui cerca de 65x38cm. O reino ainda se chamava Eluryh (alguma semelhança com Hyrule de trás para frente?). Se você olhar com atenção vai notar os tantos lugares desnecessários que acabei arrancando,como o Pântano dos Guaiamons, a Caverna dos Wankas, quase tudo que existia no norte, enfim, daria uma postagem inteira sobre isso! Por ora, fiquem com as comparações.
E como curiosidade, eu criei o universo de Ralph em 2005, mas eu não fazia ideia do quanto esses personagens iriam crescer em minha mente. Primeiro eu criei a província de Century (a mais importante para mim que é também onde se passa o primeiro livro), depois parti para outra, outra e outra. Somente em 2007 eu decidi colar as 12 folhas de papel sulfite uma ao lado da outra e ver no que dava, o resultado foi um mapa enorme, a famosa versão 1.0.
Foi a primeira vez que estabeleci limites para esse mundo. Lembro-me de ir inventando coisas para preencher a parede e eu não queria mais parar. O mapa é enorme e tem algo em torno de 90x90 cm. Ele fica colado na parede do corredor aqui em casa, às vezes me pego olhando e penso: Que merda era essa? Como eu criava tanta coisa idiota? *risos* Brincadeiras à parte, tinha muita coisa boa. Tentei tirar uma foto, mas o mapa ficou pouco nítido. Me divirto ao ver o quanto esse mundo cresceu. Eu precisei amadurecer as ideias, mas a essência continua a mesma.
(Não dá pra enxergar porra nenhuma, né? Mas o mapa até que é maneiro olhando ao vivo.) *Cavalinho para referência de tamanho.* |