sábado, 13 de janeiro de 2018

Mapa de Sellure ATUALIZADO!

Olha que atualização bonita! Uma tarde de longa produção e mais algumas horas de edição renderam uma das coisas que eu mais precisava fazer para a história, porque vira e mexe eu me perdia nas localizações. Agora, basta olhar para o lado de minha mesa que sei onde me situar. Eis que lhes apresento o Mapa de Sellure! Versão 3.0.

A última vez que atualizei esse mapa foi em 2009 e desde então muita coisa mudou. Eu dispensei diversos lugares que não eram importantes para a trama e atualizei todos os nomes de cidades, rios, florestas e províncias (o antigo estava todo em inglês. Para parecer mais chique, talvez?).

Fiquei satisfeito com o resultado, apesar de ainda não estar no nível dos mapas que grandes ilustradores criam para os livros. Há quem utilize sites e aplicativos onde é possível montar seu próprio mapa, mas eu não são tantas pessoas usando que seu projeto acaba parecendo genérico, por isso não sou muito fã da ideia. Entendo que há pessoas que não sabem desenhar, por isso os Map Makers se tratam de uma excelente forma de criar uma base e mais para frente contratar um profissional que possa dar o devido acabamento. 

Escolhi uma fonte legível, mas numa versão impressa em A4 acredito que será difícil entender o que está escrito, então não sei se o usarei na versão final. O original foi feito em papel A3, com cerca de 42x30 cm.



Todo escritor de fantasia que cria seu próprio universo merece um mapa.

Foi em 2009 que fiz o mapa do qual eu mais me orgulho, a versão 2.0. Durante oito anos ele foi o meu favorito, usei uma cartolina amarelada e queimei as bordas com fogo para dar a ideia de desgastado. Com o tempo, teve gente que derrubou café nele, eu matei um pernilongo e espirrou sangue no meio de uma cidade, enfim, ele ficou tão sujo que acabou se parecendo com... um mapa de verdade, sabe?

Abaixo vocês conferem a versão antiga, ela possui cerca de 65x38cm. O reino ainda se chamava Eluryh (alguma semelhança com Hyrule de trás para frente?). Se você olhar com atenção vai notar os tantos lugares desnecessários que acabei arrancando,como o Pântano dos Guaiamons, a Caverna dos Wankas, quase tudo que existia no norte, enfim, daria uma postagem inteira sobre isso! Por ora, fiquem com as comparações.


E como curiosidade, eu criei o universo de Ralph em 2005, mas eu não fazia ideia do quanto esses personagens iriam crescer em minha mente. Primeiro eu criei a província de Century (a mais importante para mim que é também onde se passa o primeiro livro), depois parti para outra, outra e outra. Somente em 2007 eu decidi colar as 12 folhas de papel sulfite uma ao lado da outra e ver no que dava, o resultado foi um mapa enorme, a famosa versão 1.0.

Foi a primeira vez que estabeleci limites para esse mundo. Lembro-me de ir inventando coisas para preencher a parede e eu não queria mais parar. O mapa é enorme e tem algo em torno de 90x90 cm. Ele  fica colado na parede do corredor aqui em casa, às vezes me pego olhando e penso: Que merda era essa? Como eu criava tanta coisa idiota? *risos* Brincadeiras à parte, tinha muita coisa boa. Tentei tirar uma foto, mas o mapa ficou pouco nítido. Me divirto ao ver o quanto esse mundo cresceu. Eu precisei amadurecer as ideias, mas a essência continua a mesma.


(Não dá pra enxergar porra nenhuma, né? Mas o mapa até que é maneiro olhando ao vivo.)
*Cavalinho para referência de tamanho.*

  7 comentários:

  1. Bacana Canas, bem, vim aqui para ver tal post, pois achei interessante, e parece bacana o mapa.

    Além disso, vim dizer que estou voltando a ativa como leitor, já cheguei mais ou menos ao meu ápice anterior de leitura na web, antes no PC, agora no smartphone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga aí, Sir! É bom tê-lo de volta por essas bandas, estou correndo atrás de preparar mais conteúdo até Julho, que é quando pretendo lançar o livro. Se tudo der certo você terá mais um título para sua lista de leituras :)

      Excluir
  2. Que legal, cara! Ficou muito bom esse mapa! =D

    ResponderExcluir
  3. Mano do céu, surgi das cinzas. Toda vez que penso em livros na internet, a primeira coisa que sempre me vem a cabeça é o Canas e o Aventuras em Sinnoh, puta época que me marcou, anos lendo uma história tão incrível, isso por que era de Pokémon! Imagino então o quão empolgante deve ser uma história 100% original, em um mundo criado totalmente da mente do renomado "CanasOminous". Não vejo a hora de ler Matéria, man! Matéria, até por onde vejo, tem um mundo incrível que me remete aos bons tempos de RPG medieval - meus preferidos - Quero essa belezinha aqui na minha estante desde já, haha! Parabéns pelo trabalho e o desempenho impecável de sempre, mano. Desejo tudo de bom, e aguardo ansiosamente pelo livro, parceiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Chinatsu! Você realmente surgiu das cinzas, tudo relacionado à Sinnoh e blogs de Pokémon parece que foi num passado tão distante, eu tinha 15 anos naquela época cara kkkkk Mas que show vê-lo por aqui novamente. Ainda não consegui publicar esse bendito livro, mas estou confiante que esse ano vai dar certo! Acredita que pensei em usar o pseudônimo de Canas Ominous pra publicar? Esse universo de fanfics foi muito importante para meu amadurecimento como escritor, e devo muito a vocês que sempre me ajudaram com comentários e apoiaram minhas ideias!

      Vou me dedicar para conseguir tornar esse projeto real, pro meio do ano dá uma passada aqui de novo só pra ver se tem alguma atualização do andamento kkk Eu realmente sinto que vou conseguir, já estou na fase das ilustrações e fiz vários orçamentos que cabem no meu bolso. Vai ficar uma beleza na estante! kkkkkkk É sempre prazer rever velhos leitores, seja sempre bem vindo.

      Excluir
  4. Cai aqui de paraquedas pra dizer que amei seus mapas e quero desejar muito sucesso com seus livros (aliás, parabéns por terr concluído o segundo) e dizer que eles já estão na minha listinha de desejados. Sucesso ai mano <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz! Muito obrigado pela visita, você deve ter caído aqui por causa do grupo da Sociedade no face kkkk Fico muito feliz que tenha dado uma passada no blog também, esse é um cantinho especial que uso para comprtilhar o andamento da história e alguns projetos novos. Sinta-se sempre bem vinda! Vou me esforçar para que esse livro chegue ainda nesse ano às mãos dos leitores :)

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada