quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Unferis - O Mundo De Baixo

 

Conhecido como Mundo De Baixo, submundo ou mundo da antimatéria, o Unferis é a ideia do inferno pregada pelos habitantes do Reino de Sellure. Ao contrário da crença disseminada por outras mitologias, o Unferis não é um lugar de sofrimento eterno, representando apenas a transição de uma vida para a próxima dentro de um ciclo.

Sua primeira menção nos livros se deu no Capítulo 18 de Espada de Madeira quando Ralph e seus amigos se deparam com um Capiruchi, uma espécie de monstro zumbi que não está nem totalmente viva, nem morta. Sua existência é uma forte prova de que tais criaturas encontraram algum método de ligar o mundo conhecido pelos personagens com o mundo reverso, onde os mortos deveriam repousar. Para acessá-lo é preciso encontrar uma fenda que funciona como um portal entre as realidades.

No passado existiam inúmeros portais que ligavam Sellure ao Unferis. Sua existência se deve à falhas deixadas durante a construção do universo. Ao serem descobertas, as fendas são devidamente seladas pelos servos das divindades, sendo impossível utilizá-las outra vez. Atualmente sobraram pouco mais de três, e pouquíssimos são aqueles que detém conhecimento para saber como utilizá-las.

 Os Espíritos De Baixo também representam uma forte incidência de que existem forças sobrenaturais que nem mesmo a magia de Sellure é capaz de explicar, por conta disso as histórias sobre o Unferis são tão difundidas na religião.

"O Unferis é a folha em branco onde tudo tem um novo início. Não se trata de um purgatório para os que tomaram atitudes erradas, é como uma segunda chance. Essas histórias ganham força entre soldados porque são como uma fagulha de esperança, sabe? Se tu acreditar apenas que a morte é o fim, fica difícil continuar seguindo." — Lesten, Capítulo 18 - Espada de Madeira.


YLLATA, A RAINHA DA MORTE

Yllata é a responsável por guiar as almas dos mortos e prepará-las para a reencarnação, onde impõe suas regras e dá a sentença de acordo com a vida individual que cada pessoa levou. Todos que chegam ao Unferis terão de passar por seu julgamento. Ela é uma das três Divindades de Sellure.


O CASTELO E O BARQUEIRO

Também conhecido como a Casa das Infinitas Portas, o Castelo de Yllata é uma construção tão antiga que descende antes mesmo que a deusa que lhe deu o nome. Acredita-se que o castelo serviu como morada para as divindades que vieram antes, cada uma sendo responsável por torná-lo maior e mais ameaçador. 

Foi Yllata quem o colocou sob uma ilha flutuante acima de um redemoinho de lava, pois detestava receber visitas. A única maneira de acessá-lo é pagando duas moedas ao barqueiro Caron, cuja punição foi trabalhar pela eternidade sem salário. Caron adora colecionar moedas e dinheiro do Mundo De Cima, mas como o sistema monetário foi abolido no Unferis, tornou-se um comércio ilegal.

Carontes, conforme descrito na mitologia grega. 
No Unferis, Caron é um gecko mal humorado e razinza que se cansou de trabalhar de graça.


OS DEZ NÍVEIS

Os Dez Níveis estão localizados dentro do Castelo de Yllata e servem como local de trabalho daqueles que não se comportaram em Sellure. É dividido em níveis baseando-se na crueldade e problemas causados em vida, sendo o Nível 1 para crimes leves e o 10 para os mais hediondos.

Dentre algumas das punições, são mencionadas as seguintes:

Nível 2 - Andar do sono. Metade das almas está exausta e precisa dormir, e a outra metade nunca pode parar de festejar até que seus ouvidos comecem a zunir. Os dois são vizinhos.

Nível 3 - Andar da diversão. Tudo que você ama está aqui, mas você nunca vai ter tempo pra usufruir de nada porque vai aparecer algum compromisso.

Nível 4 - Andar da fartura. Uma cozinha onde alguém sempre rouba o último pedaço. Quando a alma está prestes a terminar de limpar a louça, alguém vem e coloca outro prato. Para sempre.

Nível 5 - Andar da exposição. Se materializa de diferentes formas para as pessoas. A  pior punição para os introvertidos é uma privada no centro com várias pessoas assistindo. Tudo que você faz será visto e julgado pelas outras almas.

Nível 6 - Andar das férias. As almas são enviadas a locais paradisíacos como praias e lindas montanhas. Na praia, a água recua sempre que alguém tenta se limpar para tirar a areia. Nas montanhas, nunca para de chover. Às vezes todos são atacados por nuvens de mosquitos, e a comida custa cinco vezes mais caro só para que todos passem vontade, porque nem existe dinheiro.


SMARAGDINE

Smaragdine é também chamada de Algum Lugar pelas almas recém-chegadas. É descrito como um vilarejo rural com um enorme cristal reluzente em seu centro. É dito que os cristais possuem o poder de proteção, sendo capazes de afastar a presença de espíritos malignos dos arredores.

Smaragdine é o principal refúgio no Unferis, servindo também como ponto de partida. Contudo, não são todas as almas que permanecem por muito tempo, pois depois de recebida a sentença, a grande maioria delas é encaminhada para servir no castelo, onde logo buscam a reencarnação.


BERÇO DO MUNDO

A Grande Árvore é onde residem aqueles que tiveram sua vida interrompida cedo demais. Ainda maior do que o cristal de Smaragdine, trata-se de uma árvore de dimensões colossais e totalmente oca por dentro onde toda e qualquer criatura vive em harmonia, aguardando o seu momento de se reencontrar com os entes queridos. É um local tão puro e belo que muitas pessoas não se julgam dignas de entrarem nele.


ACERVO DE TODOS OS NOMES

O acervo é uma biblioteca onde são mantidos os nomes de todos aqueles que passaram por Sellure. É comumente mantido por tótines, que possuem maior organização e disciplina para cuidar do livro particular de cada alma em ordem alfabética e ano de existência.

Dizem que o acervo do Unferis é pequeno se comparado ao de outros submundos, levando em conta que Sellure é um universo extremamente jovem.


LUGAR NENHUM, AS TERRAS DO ALÉM


O Unferis é uma terra gigantesca e inexplorada, muito maior do que se possa imaginar. Nem mesmo seus guardiões, que já o protegem há milênios, foram capazes de explorá-lo por inteiro e desenhar um mapa completo. Há algumas localizações que valem ser mencionadas, como o Labirinto da Besta e o o Templo do Selamento. Para se locomover, é necessário usar um trem que liga as regiões, pois toda e qualquer alma que se afasta da estrada ou da proteção dos cristais é prontamente consumida por uma enxurrada de espíritos malignos de uma fome insaciável. 

É extremamente importante ter cautela ao se aventurar nas Terras do Além, pois ter sua alma consumida muitas vezes é um destino pior do que a morte, por isso poucos ousam se aventurar e se contentam em cumprir sua sentença até que seja chegado o momento de reencarnar.


CABANA MISTERIOSA

Essa misteriosa cabana serve de morada para uma feiticeira que vive afastada nas montanhas. Dizem que ela é uma Colecionadora de Espíritos, e os mantém afastados dos vilarejos para que eles não incomodem as almas.

A cabana também serve como uma espécie de Observatório que mantém o controle das fendas que ligam os mundos. Qualquer indivíduo de fora que acesse o Unferis causa uma perturbação que é imediatamente identificada pela feiticeira.


Related Posts:

  • Guia de Informações Seja bem vindo ao nosso Guia de Informações! Nesta página você encontra um conteúdo detalhado do próprio autor sobre a criação do universo de Matér… Read More
  • Unferis - O Mundo De Baixo Conhecido como Mundo De Baixo, submundo ou mundo da antimatéria, o Unferis é a ideia do inferno pregada pelos habitantes do Reino de Sellure. Ao… Read More
  • Guerra dos Heróis - Os Três GrandesImagem ilustrativa do game Deltarune, por Toby Fox.Algum dia quem sabe eu volte para fazer uma arte de capa decente para meus personagens...A Guerra d… Read More
  • O Simbolismo em Matéria A ORIGEM DO TÍTULO "Somos feito da mesma matéria que nossos sonhos". Com esta frase de William Shakespeare, o livro Matéria - Espada de Madei… Read More
  • As Pérolas SagradasAs Perólas Sagradas são itens lendários do universo Matéria, além de o objetivo principal da trama no Livro 1 - Espada de Madeira. Elas são mencionada… Read More

  4 comentários:

  1. Again your commitment and love for this world is truly incredible dude, I love the complex mythology of tbe underworld (why do I imagine Yllata as some drop dead gorgeous babe ahababab). I LOVE the creative level of punishments, and love how you used Hilda as references for the underworld, it all works so damn. Well.

    ResponderExcluir
  2. Canas, meu querido. Uma pergunta: quando as continuações de Espada de Madeira serão lançadas? Eu queria realmente continuar a leitura da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, apesar da longa demora de 5 anos desde que Espada de Madeira foi lançado em 2019, eu sinto que esse ano posso finalmente conseguir trazer a impressão do Livro 2.

      Essa versão virá sem ilustrações novas, mas vai ultrapassar as 400 páginas. Como eu comecei a trabalhar, dessa vez não terei mais tanto problema em juntar a quantia necessária, mas sei que perdi muitos dos meus leitores e por isso devo começar com uma remessa pequena de 50 exemplares. Se eu conseguir vender a maioria, consigo pegar o dinheiro e voltar a imprimir o Livro 1 e divulgar outra vez.

      De qualquer forma, mantenho vocês atualizados aqui no blog quando houver novidades!

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




376
POSTAGENS
1373
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

  • Feurdelis
    FeurdelisAHAHAHA wtf, that's weird, I don't know why I'm listed like that, oh well lol.…
  • CanasOminous
    CanasOminousHaha Even as an Anonymous, I can recognize your writing!It took me YEARS to finally draw A…
  • Anonymous
    AnonymousWOAH omg Auria's family! I'm so excited to read more about them, and I can see goo…
  • Shiny Reshiram
    Shiny ReshiramVALE SIM!
  • CanasOminous
    CanasOminousUMA DÉCADA, SHII! Pior que a data quase me passou batido, o aniversário do blog vai ser no…
Widget by Elaine Gaspareto

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada