sexta-feira, 24 de junho de 2022

A Jornada do Autor: 2022 até agora

Vejamos, por onde começar?

Basicamente, eu sumi por uns 9 meses. Não postei nada e nem trouxe nenhuma atualização para quem acompanha o Reino de Sellure (ou os que sobreviveram ao menos, quem ainda acessa blogs em 2022?). De uns tempos para cá tenho sentido que as pessoas estão cada vez mais impacientes. A leitura de textos longos e cansativos foi perdendo espaço para vídeos rápidos e interativos ou qualquer outro tipo de conteúdo onde você possa fazer ao menos três coisas ao mesmo tempo. Apesar de tudo, ainda sinto que aqui é um dos poucos lugares onde consigo me expressar (até tentei criar um perfil no TikTok, mas falhei miseravelmente).

Aconteceram algumas coisas loucas nesse tempo.

  • Eu basicamente parei de escrever, depois voltei a escrever, depois parei, e por fim voltei. Certa madrugada cogitei seriamente até a apagar o blog e todos meus perfis em redes sociais e sumir;
  •  Estou sem desenhar há cerca de uns dois anos também. Fechei minha página no Deviantart e parei com as fanarts;
  • Eu vinha me sentindo muito mal comigo mesmo, e ainda estou em processo de melhora. Tentei ir a uma psiquiatra e depois uma psicóloga para falar de ansiedade, e ambos os casos foram uma experiência desastrosa;
  • O preço do papel disparou. Logo será inviável vender um livro por 35 reais, e meu último estoque de Matéria - Espada de Madeira está chegando ao fim.

Bem, isso foi em sua maioria apenas a parte ruim. Tentei justificar o sumiço, mas realmente não tenho um motivo concreto além de dizer que eu estava me sentindo triste.

Mas o que exatamente me fez voltar?

Acho que nunca é tarde para tentar melhorar. Cuidar da saúde mental é primordial nesses tempos tão caóticos em que vivemos. Passei por dificuldades, mas o tabuleiro vez ou outra nos abençoa com uma boa posição (isso me faz pensar que joguei um Monopoly de Zelda pela primeira vez na vida recentemente).

Eu comecei a fazer terapia, e estou muito contente com o resultado nesse quase um mês desde que comecei. Também tive a chance de participar de um evento chamado Anime Fanfest que aconteceu na Liberdade, e essa foi minha primeira vez indo como artista. Vendi livros, bottons, stickers, mapas e todos os prontinhos que vocês me viram postar aqui no blog nos últimos anos. Eles estavam guardados desde muito antes da pandemia, e foi extremamente gratificante levá-los ao público pela primeira vez.

Com o dinheiro que pude juntar com a venda dos livros, quero poupar e finalmente pagar uma remessa inicial de 50 exemplares do Livro 2. Espada de Madeira foi lançado em 2019 e já estamos nos aproximando de seu terceiro ano de vida, e eu continuo firme com minhas intenções de publicar toda a Saga Matéria. A Nyx voltou a trabalhar nos rascunhos, e quem sabe não trazemos algumas novidades até Agosto ou Setembro?

Ainda há muitos posts que eu gostaria de trazer para o blog. Páginas de personagens, artes antigas que tenho prontas, mapas, curiosidades... Lamento tê-lo abandonado nesse estado, mas eu com certeza teria lamentado muito mais se simplesmente o apagasse. Esse blog é como um sótão onde guardo muitas lembranças importantes para mim. Eu sempre quis fazer uma espécie de wikipédia para que o leitor curioso possa saber mais desse universo depois que o livro termina, e ele continuará aqui enquanto os blogs continuarem existindo. Talvez sem visitas, mas vai que alguém o encontra esse diário daqui muitos anos como se fosse um tesouro perdido? Bem, talvez não seja um tesouro. Mas com certeza será uma relíquia daquelas que nos fazem pensar: "Não acredito que naquela época as pessoas ainda acessavam blogs!" *risos*


  9 comentários:

  1. Canas. Tu e Matéria são uma das minhas maiores inspirações, e não tenho palavras para descrever o quanto este Blog é especial para mim e o quanto eu adoro este cantinho especial! Acho que eu não iria aguentar se chegasse aqui um dia e visse que DESAPARECEU TUDO.

    Não volte a pensar numa atrocidade dessas AAAAAAA.

    Estes dias venho a pensar também o que vou fazer na vida quanto a meus próprios projetos, queria voltar com o meu antigo blog, mas ao mesmo tempo as pessoas já não querem saber mais de textos longos e etc. Como vou me adaptar aos tempos modernos? kkkk Amo blogs do fundo do coração, cresci com eles e aprendi imenso com eles, mas o Youtube e Tiktoc reinam no momento e não faço a mínima ideia do que fazer para sair da caixa e entrar nesse território esquisito que o pessoal tanto ama. Sou demasiado tímida ainda para me expor a essas redes sociais gigantes. É complicado kkkk Mas espero um dia encontrar a solução perfeita! (animações? talvez, quem sabe, estou a trabalhar nisso mesmo sendo resultados desastrosos KKKKKKK)

    Emfim, fique a saber que não é o único nesta jornada! E tem mais gente por aqui que ainda consome conteúdos de blogs a seu próprio ritmo e ainda prefere textos de 87456789098765456789 palavras kkk.

    Tens todo o meu apoio do fundo do coração. Que tempos melhores venham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está aqui desde o comecinho, Shii, e realmente deve ter visto tudo isso quando ainda era mato kkkkkkk Esses 7 anos passaram voando, e eu mesmo tenho muitas memórias preciosas em forma de posts, comentários e até um diário para me lembrar das dificuldades que enfrentei. Seria muito estranho entrar aqui um dia e me deparar com um link quebrado... Fico feliz de ter tomado a decisão certa! E também te agradeço muito por tirar um tempinho e vir aqui me contar isso, é bom saber que outras pessoas também se importam.

      Eu também vivo nessa briga com as novas redes. Há algumas semanas criei um TikTok para mostrar minhas coleções em casa, mas não aguentei mais do que alguns dias kkkkkkk Só de abrir e escutar as musiquinhas já me fazia querer apagar o app. Bom, mas ele ainda está lá instalado, vai que surgem outras oportunidades! Acho que a melhor alternativa seria o que você citou mesmo, de repente aprender a fazer animações e não precisar aparecer, mas de uma forma que as pessoas ainda gostem de acompanhar nosso conteúdo. Quem sabe o que o futuro guarda?

      Mais uma vez obrigado por ter vindo aqui, seus comentários sempre ficam como uma boa lembrança. Se tudo der certo vou tirar um tempinho para atualizar todas as páginas que tenho planejadas, são coisas que só preciso sentar e postar mesmo, porque em grande parte já está pronto! Um dia ainda terei o blog completinho, e iremos nos lembrar quando tudo começou!

      Excluir
    2. SE TU JÁ TEM COISAS PRONTAS ENTÃO DO QUE ESTÁ Á ESPERA DE PUBLICAR LOGO? AAAAA

      Lembre-se que Constantia e Perpetua estão esquecidas no churrasco! QUERO SABER MAIS SOBRE essas províncias.


      A grande vantagem do blog é puder explorar elementos que não tiveram destaque nos livros por falta de tempo ou de espaço. Vai que um dia este blog faça um tremendo sucesso por aprofundar o universo de Matéria, sendo um belo presente para os fãs da saga!

      Vou ser sincera, e talvez seja o motivo de eu amar tanto o Reino de Sellure e querer fazer meu próprio blog para ARDA. Faz-me uma confusão os autores que eu vejo, em geral, se limitarem tanto em ficarem apenas pelos livros e não apresentarem muito mais sobre o universo do que sua história principal.
      Não sei se é o medo da pirataria ou das pessoas com a presença gratuita de informações perderem o interesse na compra, ou se é por causa dos direitos e contratos com as editoras, ou se simplesmente não querem mais trabalho, mas eu sempre achei chato e desmotivador querer me aprofundar num universo e não ter material além daquele que já tenho á mão no livro.

      Uma pena ver tantos universos com potencial desperdiçados dessa maneira. Se filmes ou séries parecem sonhos impossíveis e praticamente inalcançáveis para a maioria dos escritores, criar um outro livro de informações e capítulos extras ou um blog seria algo mais especial.

      Por outro lado, não sei o que autores recentes partilham nas suas redes sociais além de frases/excertos soltos (pelo menos é o que eu vejo mais). Mas acredito que um dia vamos achar uma solução de abraçar a modernidade e sobreviver neste território social kkkkkkk

      Excluir
    3. EU QUERO MUITO TERMINAR OS MAPAS! E ironicamente Constantia e Perpetua são os que mais tenho informações, se consegui fazer sobre as regiões mais desconhecidas não faz sentido eu ainda não ter terminado desses dois kkkkk Mas pode deixar, vou tentar sentar essa semana e acrescentar algumas informações só para concluir essa página, quero meus mapinhas completos!

      Eu concordo que parece que as pessoas não gostam de coisas de graça. Se eu publicasse uma história (como foi com o especial da Sheena) e cobrasse o preço de um ebook, talvez as pessoas realmente tivessem interesse em comprá-lo. E mesmo tendo postado o especial totalmente de graça no blog, é como se fosse um conteúdo desnecessário. Por sinal eu conversei com meu revisor e ele disse que eu poderia postar o conto sobre o passado da Sheena se eu quisesse, então estou pensando em trazê-lo ao blog também. Quem sabe ainda consigo juntar tudo e fazer um compilado!

      Nossa, vejo muitas páginas que só usam essas frases soltas do livro kkkkkk Eu tentei uma vez, mas parece que ninguém se interessa. Tem ficado cada dia mais difícil de se destacar... Bom, mas seguimos a nossa batalha kkkkkkkkkk Obrigado por vir comentar Shii, senti saudade dessa troca de ideia que fazíamos aqui no blog (como na vez em que voltei do evento e tinham 200 comentários num post hahah).

      Excluir
  2. JESUS christ man, I'm so glad you didn't delete all of thsi man, I seriously am so glad you are still here, and jesus I had no idea paper had become that expensive I'm so sorry!

    I'll always be here for you man, no matter what, I'm a friend for life, and GOOODD I wish I could go there. Someday we need to meet up and hang out ahahah, but I'm so glad to see you keep going. Godspeed bro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I would have missed our comment sessions here man, truly! I think those little things made me really consider keeping it, so thank you for showing up here from time to time to cheer me up!

      Dude, it would be amazing to meet you in person. Probably I would end up messing things if I needed to speak english in person haha But I still think it would be amazing and we would have lots of fun, even if we just played some games.

      Excluir
    2. I'm so honored and glad to hear that, I promise to show up more often now, ahahahaha.

      Hey man, I could try and learn a bit of Portuguese and mess up too ahahaha, we could chat about Mother, Materia, and BABES DUDE. ALL THE BABES AHAHAH

      Excluir
  3. Eu tava meio de " mal " com blogs nos últimos tempos, e hoje resolvi dar uma conferida aqui, e velho, que surpresa essa postagem!

    Na moral eu compreendo perfeitamente algumas das paradas que você descreveu aí, mais do que pode parecer. Deixa eu aproveitar e pedir desculpas por de vez em quando puxar assunto no PV do nada, visto que se tratavam justamente de produção e etc.

    Mas assim, é maneiro que tu tenha conseguido forças pra poder voltar, e ter tentado isso até conseguir fazer tal mesmo após ter tido algumas experiências que mais atrapalharam do que ajudaram. Tu é herói mano, demais.

    Eu não tenho muito o que dizer, então eu tô meio que sem noção agora de como continuar. Eu na moral muitas vezes me pego pensando em como seria minha vida se eu não tivesse conhecido o mundo dos blogs e as pessoas por detrás de alguns deles, em principal os teus blogs, Canas, que foram a porta de entrada pra essas experiências. Nem todas as minhas escolhas após isso foram rosas, né, mas eu não acho que eu teria deixado de pular na toca de coelho que o mundo dos blogs foi e, em parte, é, pra mim.

    Valeu aí pela atenção, mano, e nos falamos depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das coisas que ainda me faz gostar dos blogs. Mesmo quando se passa um tempão, as pessoas sempre podem voltar e descobrir um post antigo. Ele não vai perder completamente a relevância em questão de 24 horas. Eu mesmo não frequento os blogs dos meus amigos como antigamente, mas ainda é uma surpresa agradável quando vejo que surgiu um post novo quando menos se espera.

      Cara, eu que peço desculpas pelos sumiços constantes! Vocês sempre estão por aí nos grupos do discord, eu que quis me distanciar. Mesmo assim, ainda gosto de ser surpreendido por suas mensagens e da galera no PV, e pode crer que esses assuntos relacionados à escrita sempre me interessam também. Passei tanto tempo tentando aprender isso na marra que pra alguma coisa isso precisa servir kkkkkkkkkk

      Ainda lembro do ÔmegaCaesar surgindo no finalzinho da Saga Platina, e eu não fazia ideia de onde tinha vindo kkkkkk São por pequenas joias como essa que ainda sinto a motivação que preciso pra continuar gerando conteúdo para os blogs, mesmo que uma vez por ano. Bom, vou tentar não ser tão sumido também! E obrigado por compartilhar isso tudo comigo. Espero que os blogs ainda tenham mais algumas coisas escondidas para acrescentar em nossas vidas.

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada