sexta-feira, 14 de junho de 2019

Os 17 easter eggs de Aventuras em Sinnoh

Antes de começar a escrever Matéria eu tinha uma bagagem de quase cinco anos escrevendo uma fanfic de Pokémon chamada Aventuras em Sinnoh. Devo dizer que ela foi um dos meus maiores sucessos, o blog alcançou o incrível marco de 1 milhão de visualizações e pude formar vínculos fortes com leitores e amigos graças a essa história.

Se você não estiver familiarizado com o termo, saiba que não há ovos de páscoa literais escondidos entre as páginas do livro — digamos que a parte divertida seja a ideia de encontrá-los. Easter eggs é o termo utilizado para definir uma surpresa encontrada em um jogo, seja ela um personagem, objeto, vídeo ou até mesmo algum elemento completamente inútil.

Eu estava nos capítulos finais de AeS enquanto escrevia Matéria, toda vez que eu precisava encaixar algum personagem figurante eu usava o nome de alguém que pertencia à fanfic. Foi quando tive a ideia de começar a encher o livro de easter eggs, e mesmo que seja para um público seleto que conheceu a Aliança Aventuras, logicamente, tudo não passa de uma brincadeira e nada disso influencia diretamente no enredo nem atrapalha a experiência no universo de Sellure. 

Digamos que se trata uma de uma homenagem aos leitores que me acompanham há tanto tempo, espero que esses nomes e situações consigam arrancar um sorriso do rosto de vocês!

1. O nome das estações
Trecho: "O apito do trem soou estridente e a máquina de ferro deixou a Estação Pérola em direção da Estação Diamante na província vizinha".
Onde encontrar? Capítulo 2, página 17.

Logo no começo do livro identificamos que Ralph está rumando para a Vila das Pérolas e acaba por passar por uma estação de nome semelhante. Poderia ser apenas uma coincidência, mas quando essa estação segue em seguida para a Diamante é que surge o easter egg. Pearl and Diamond além de serem os nomes dos jogos que se passam na quarta geração em Sinnoh é também a mesma ordem das duas primeiras temporadas da fic: Saga Pérola e Saga Diamante. Pelo visto as pérolas estão sempre ligadas à ideia de começo!


2. Uma pesquisadora conhecida
Trecho: "— Dawn, o que aconteceu com todo mundo? — Auria perguntou para uma companheira dos treinos de magia que passava ao seu lado carregando cinco livros."
Onde encontrar? Capítulo 4, página 31.

Esse estava bem na cara! Parece que depois de tentar carreira como pesquisadora, Dawn Manson começou a investir em seus poderes mágicos. (Só acho que ela deveria tê-los usado no Spear Pillar para salvar o mundo...)


3. O campeão está entre nós
Trecho: "A casa estava vazia. Na parede, uma nota confirmava a disponibilidade e o aguardo da chegada do novo aprendiz chamado Luke Wallers nas próximas semanas."
Onde encontrar? Capítulo 5, página 46.

Provavelmente o primeiro easter egg que pensei e que deu origem a todos os outros mais tarde. Parece que descobrimos por onde Luke Wallers andou depois de deixar seu cargo como campeão. Esse garoto nunca se cansa mesmo!


4. Um gibi perdido na biblioteca
Trecho: "Lesten estava apoiado no corrimão folheando um livro chamado 'As Aventuras do Dragão Guerreiro', mas não teve paciência de ler o primeiro parágrafo e logo o descartou."
Onde encontrar? Capítulo 11, página 97.

"As Aventuras do Dragão Guerreiro" é o título do primeiro conto compartilhado pelos Fire Tales em um dos especiais de maior sucesso de AeS. Pelo visto a história não cativou o bastante, porque nem Lesten teve paciência de terminar (o Dragão Guerreiro por sinal é o Aerus, e não o Kung Fu Panda).


5. Uma estátua no Castelo da Fachada
Trecho: "Auria atentou-se a uma pequena estátua de um dragão feroz batalhando contra uma enorme serpente de metal e gostou daquele trabalho".
Onde encontrar? Capítulo 11, página 100.

A morada do misterioso Facade é um prato cheio de easter eggs! O primeiro deles é notado logo quando os protagonistas entram no castelo e se deparam com essa estátua que faz referência ao combate icônico entre Aerus e Titânia no Capítulo 99 de AeS, ou melhor, um duelo feroz entre um Garchomp e uma Steelix.


6. Um livro no Castelo da Fachada
Trecho: "Ralph pegou com cuidado um livro sobre a mesa que despertara seu interesse, o título 'O Fim de um Legado' estava gravado em letras prateadas e serifadas".
Onde encontrar? Capítulo 11, página 100.

"O Fim de um Legado" foi o primeiro especial de AeS, e até hoje é lembrado como um dos melhores. Ele abriu portas para diversos outros especiais no formato de três ou cinco capítulos que vieram depois e foi marcado pelos ótimos personagens. Pelo visto a história repercutiu tanto que chegou até mesmo em Sellure!



7. Os viajantes do deserto
Trecho: "— Vê-los assim até me lembrou de nossas crianças, sempre em busca de aventuras! Eles não são lindos, Walter? [...] — Querida, pare de assustá-los — respondeu Walter. — Nosso mundo tem coisa pior".
Onde encontrar? Capítulo 15, página 134.

E falando na ex-elite, parece que o velho campeão e sua esposa decidiram tirar umas férias enquanto seus filhos estavam longe. Em um encontro inusitado no deserto, quem conheceu essas duas figuras tão importantes em Sinnoh deve ter dado risada com a situação. Por sinal, o velho Walter chega até a quebrar a quarta parede: "Nosso mundo tem coisa pior". Hmm, será que eles pediram a ajuda de Paula para viajar entre dimensões?


8. A dupla do pântano
Trecho: "Mosquitos zanzavam em cima de suas cabeças, alguns crustáceos escondiam-se nas poças assim que os viajantes passavam por perto e um sapo sorridente brincava com uma libélula travessa em sua boca antes de consumi-la.
Onde encontrar? Capítulo 18, página 160.

Jade e Yoshiki é uma das duplas mais adoradas de AeS. Mesmo com poucas aparições, o Toxicroak de sorriso maquiavélico e a Yanmega masoquista são sempre vistos juntos em qualquer situação que envolva perigo. Tendo sido capturados na pantanosa Safari Zone de Sinnoh, esses dois voltam a ter uma pequena aparição no sinistro Pantanoon. Pelo visto nesse universo o amor deles continua... excêntrico.


9. De volta ao aquário 
Trecho: "[...] do outro lado do balcão havia um lindo aquário de água salgada com muitas espécies e criaturas diferentes, desde corais coloridos que carregavam colônias inteiras até tubarões e arraias [...] Ralph perdeu alguns segundos encarando um cavalo-marinho azul e um peixe feio antes que seus amigos o apressassem."
Onde encontrar? Capítulo 20, página 182.

Mikau e Milena são duas das figuras mais famosas dos Fire Tales e eles não poderiam perder a chance de dar as caras aqui! Só é uma pena vê-los de volta a sua forma original, como um indefeso Horsea e uma Feebas esquisita. Os dois foram entregues aos protagonistas pela primeira vez no aquário do Hotel Deluxe Heart.


10. O ataque mais poderoso do mundo 
Trecho: "— Raposinha, como é que tu luta? — Lesten perguntou. — Tipo, tu ataca seus inimigos com a Explosão de Fofura?"
Onde encontrar? Capítulo 21, página 191.

Watt nunca foi dos integrantes mais fortes da equipe, tanto que Aerus brincava com frequência que seu golpe mais poderoso era a Explosão de Fofura. Em Sellure, parece que o posto foi passado para a pequena Hayley (a diferença é que ela carrega facas e bisturis).


11. A guerreira da ilha de fogo
Trecho: "— Meu nome é Lyndis, sou parte dos guerrilheiros locais, criamos nosso próprio armamento uma vez que o reino não dá mais atenção para focos longe da civilização, como nos consideram".
Onde encontrar? Capítulo 25, página 221.

Nossa Lyndis dos Fire Tales foi baseada na Lyndis de Fire Emblem: Blazing Blade, e veja só, há mais uma Lyndis por aqui também! A única semelhança entre elas é o nome, mas impossível não associar a ilha de fogo com essa Infernape guerreira.


12. Os programas esquisitos da TV
Trecho: "— Prefiro ficar aqui diante dessa maravilhosa tela mágica, assistindo a essa disputa intensa entre uma tartaruga manca e um dragão. O mais bizarro é que a tartaruga está dando uma baita surra nele... Quem produz essas coisas?"
Onde encontrar? Capítulo 26, página 231.

Uma tartaruga manca dando uma surra em um dragão? Onde é que já ouvi isso? Ah, sim, estamos falando das finais da Liga Pokémon de AeS, quando o Torterra de Stanley (que tem uma pata mecânica) praticamente sozinho derrota metade dos Fire Tales. É, Aerus, sua batalha contra o Drinian apareceu na TV até para outros universos!


13. Mais programas estranhos
Trecho: "[...] Suas pupilas se dilatavam, estava entretido demais com um filme que contava a história de gêmeos heterozigotos que se apaixonam pelo mesmo garoto até que um ciborgue maligno é enviado para extinguir esse amor."
Onde encontrar? Capítulo 28, página 248.

Wiki, Mozilla e Marco devem formar um dos casais mais estranhos e adoráveis de AeS. Wiki e Mozilla não são exatamente gêmeos, mas  é sempre cômico pensar que os dois são apaixonados pelo pobre Marco e, para piorar, Vista está sempre aí para colocá-lo como cobaia de seus experimentos. Isso por si só daria um baita seriado!



14. As duas crianças
Trecho: "— Evangeline, você tá bem? — o menino esbravejou, colocando-se na frente de sua amiga. — O que você fez com ela? [...] — Tommy, tá tudo bem..."
Onde encontrar? Capítulo 31, página 283.

Quando Raegar chega ao Vale dos Ventos, três crianças brincavam tranquilamente, sendo que uma delas se chamava Evangeline e a outra, Tommy. Para quem não se lembra, Evangeline é o nome verdadeiro de Eva, a Espeon de Lukas; e Tommy é o apelido de Tom Sawyer, seu Lucario. Os dois sempre foram grandes companheiros e melhores amigos na fanfic.


15. A bebida da Semente Venenosa
Trecho: "— Me vê a melhor e mais cara bebida que você tiver — respondeu o visitante com a voz autoritária, como se o testasse. — Flamboyant Passion, fazendo o favor."
Onde encontrar? Capítulo 33, página 302.

Johnny Goldo pode ser apenas um pirata maltrapilho, mas ele sabe escolher seus drinks. Flamboyant Passion é o nome da guilda de Bonna Party, a Magmortar, uma das integrantes dos Remarkable Five e melhor atiradora de Sinnoh.


16. Karl e Sophie
Trecho: "[...] Karl, o barman careca, ficaria algum tempo desocupado até que conseguisse reconstruir sua taverna para sua clientela de criminosos. Enquanto não retornava à atividade, os fregueses foram convidados a visitarem a Árvore Vigorosa, o bar logo do outro lado da rua que pertencia à dona Sophie, sua mãe, que oferecia leite com biscoitos e era bem mais gentil."
Onde encontrar? Capítulo 39, página 344.

O barman careca do Semente Venenosa pode ser apenas um figurante, mas ele tem uma curiosidade: após os Seis Meses de Treino, o Karl da Fire Tales também voltaria careca! Karl e Sophie não são mãe e filho biológicos, mas assim se consideram. A Gardevoir e o Togekiss presenciam um dos capítulos mais dramáticos da Liga Pokémon, a Segunda Casa. Bom saber que eles decidiram abrir um bar após o ocorrido.


17. Batatas gratinadas
Trecho: "[...] corria com os pratos na cozinha, tinha prática por conta do Soleil, seu café/lanchonete que era tradição na vila, quando soube que haveria mais visitas começou a preparar as batatas gratinadas que Raegar adorava".
Onde encontrar? Capítulo 40, página 365.

E finalmente, aqui estão elas — as lendárias, deliciosas, o começo de tudo — as batatas gratinadas! Esse prato representa um dos maiores símbolos da Aliança Aventuras, e a história não estaria completa se alguém em Sellure não citasse sua produção. Doppel é um cozinheiro de mão cheia, e preparar batatas gratinadas para seus hóspedes é muito mais do que servir uma refeição. Essas batatas significam um elo, uma ligação de família. O último capítulo de Matéria - Espada de Madeira faz referência ao primeiro capítulo do Aventuras em Sinnoh que se iniciou lá em Maio de 2010. Que jornada!


EXTRAS

  • Qualquer relação com o número 17 não foi contado como easter egg. Quem é de casa sabe que esse número é sagrado para nós (não, não tem nada a ver com política, sai daqui), porque é a data em que a maioria dos nossos blogs foi fundado e sempre brincávamos ao dizer que nos dias 17 coisas boas aconteciam;
  • O personagem chamado Canas também não foi contado como easter egg, uma vez que ele faz parte direta da história nos livros seguintes;
  • Esse aqui não é bem um easter egg de Sinnoh, mas quando Dona Lurdinha faz a ligação para efetuar a dispensa de Ralph no Capítulo 3, o número de protocolo dito por ela é 220-64-3, que costumava ser o número de registro do autor na faculdade.

0 comentários:

Postar um comentário

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada