quarta-feira, 2 de julho de 2025

Lançamento do Vol. 2 de Matéria – Alma de Diamante


Muita coisa pode acontecer em seis anos.
De 2019 para cá enfrentamos uma pandemia, vimos a morte de um Papa, guerras eclodindo na Ucrânia e no Oriente Médio, a inclusão da Inteligência Artificial no cotidiano... Nossas rotinas, nossos hábitos, a forma que nos comunicamos e até o gosto por livros... quase tudo mudou.

Mas, curiosamente, alguns sonhos permaneceram os mesmos.

Em junho de 2025, eu finalmente estou lançando o Volume 2 do meu livro. Sim, aquele de capa azul e o garoto de cabelo vermelho. Talvez você se lembre. A verdade é que nem eu sei bem como voltar a falar sobre ele. Parece que pisquei e todo mundo passou junto por um timeskip que nem nos animes. Os personagens voltaram mais fortes e superaram os desafios na jornada... mas e eu? Acho que ainda estou tentando entender onde parei. Certamente não era a minha intenção demorar tanto tempo para lançar essa continuação, mas, ainda assim, olho para ela com orgulho e um certo tremor no peito.

No dia 2 de Julho, entrego o Volume 2 ao mundo através da publicação independente, ainda com a ajuda de pessoas importantes que me apoiaram na capa, na diagramação, a revisão ou compartilhando opiniões. O valor subiu um pouco (R$ 50), porque o papel ficou mais caro e parece que o mundo pós-pandemia tornou o ato de publicar um livro quase um luxo.

A tiragem é pequena, coisa de 40 exemplares. Se esgotar, vou utilizar o que arrecadei para reimprimir cópias do Volume 1 e com isso, trazer novos leitores ao Universo de Sellure. No momento, minha prioridade é não deixar esperando quem depois de todo esse tempo ainda tem curiosidade em saber como seguiria a história do menino Ralph e seus amigos.

Sinto como se eu estivesse recomeçando. Um autor que ainda tem medo de mostrar o rosto, mas que insiste em tentar. Quero me abrir para conhecer novas pessoas e convidá-las a viajar por um universo que guarda tanto de mim. E nesse mundo tão rápido, onde quase ninguém tem paciência de ler duas linhas ou assistir a três segundos de vídeo, quero deixar um convite:

Faz uma pausa, prepara aquele cafézinho ou um chocolate quente gostoso.
Senta na varanda, e permita-se sair deste mundo e entrar em outro.
Acho curioso como livros nos permitem essa conexão com gente que tinha até esquecido da nossa existência. Quero viver o tempo que tenho aqui e construir mais algumas memórias.



quinta-feira, 24 de abril de 2025

Comemoração | 10 Anos do Reino de Sellure

"Quase dez anos se passaram desde que teve sua última grande ideia. Dez longos anos desde que viu seus personagens pela última vez, o que para sua imaginação parecia ter sido uma única página virada. Ele percebeu que conforme crescia, sua criatividade ia desaparecendo, até tornar-se apenas uma memória distante. Mas não desistiria dela tão cedo."


É com esta sinopse breve e confusa que comecei a planejar o universo de Acrilida Matéria.
Eu ainda nem sabia qual seria o nome dessa história, mas os primeiros rascunhos das aventuras de um menino portando uma espada de madeira e seu amigo lagarto surgiram quando eu tinha apenas 11 anos, me espelhando nos vídeo games e desenhos animados que me fascinavam na infância.

Por muito tempo chamei este projeto de "The Legend of the Sword", mas por volta de 2009 todos os personagens, ideias e sonhos foram engavetados para dar espaço para a vida de um adolescente atarefado e cheio de prioridades como ser popular na escola, tirar boas notas em matemática e conseguir a atenção da crush na sala.

Em 2010, aconteceu uma coisa que virou minha vida de cabeça para baixo.
Gosto de brincar ao dizer que esta foi uma das decisões mais importantes que já tomei, para o bem ou para o mal, porque escolher segui-la foi escolha minha.
A convite da minha irmã do meio, entrei em um tal site de fanfictions chamado Nyah!, e foi aí que a coisa toda desandou. Descobri que eu me expressava muito bem escrevendo, até melhor do que desenhando. Fiz uma oneshot de drama, e entendi que eu podia colocar minhas inseguranças nas palavras. Escrevi inúmeras fanfics, melhorei meu vocabulário, aprendi a ler livros e me divertir no processo. Nessa mesma época escrevi minha grande fic de Pokémon Aventuras em Sinnoh que durou de 2010 a 2015 com seus mais de 250 capítulos e mais de 1,1 milhão de palavras.

"Você deveria pensar em escrever um livro", foi o que escutei de leitores e amigos.
E por que não? Lembrei-me do Ralph e aqueles personagens tão queridos da infância e como eu sempre almejei levá-los para o mundo. Se ia dar certo ou não, ninguém sabia; mas eu tinha uma vontade enorme de fazer isso acontecer!

E então, no dia 24 de Abril de 2015, o blog do Reino de Sellure foi criado.


Naquele tempo os blogs já eram meio ultrapassados, mas foi nesse lugar que encontrei uma forma de me organizar e compartilhar todos os passos dessa minha jornada atrás da publicação. Escrevi muitas fichas de personagens, fiz análises de criaturas, mapas, fanartes, tirinhas, colecionáveis, curiosidades resenhas, capítulos especiais, cenas deletadas... até o presente momento são 376 postagens únicas. E tem gente que me acompanhou aqui desde o comecinho, então eu nunca estive sozinho.

Corta para 2019, e o volume 1 de "Matéria - Espada de Madeira" finalmente foi publicado. Posso dizer com tranquilidade que este foi um dos maiores marcos da minha vida. Vou sentir orgulho disso até eu morrer, e ainda assim terei a sensação de que deixei algo muito legal para trás.

Meu livro pode não ter alcançado o topo da New York Times ou viralizado nas redes sociais, mas consegui esgotar meus 200 exemplares com muito esforço e dedicação. Tenho anotado o nome de cada pessoa que comprou um exemplar comigo, então se você tem e fez parte dessa lista, meus sinceros OBRIGADÃO!


Eu nunca tinha reparado, mas a capa do meu livro com o círculo e os personagens no centro lembra o primeiro gibi que fiz do Ralph, ainda intitulado "The Legend of the Sword: The Oracle of the Twins".

O Ralph foi criado em 2005, então, em 2025 ele também faz 20 anos.

Se você está aqui, em pleno 2025 lendo um blog abandonado, meus parabéns. Você é das antigas. E também obrigado por estes 10 anos de Ralph, Auria, Lesten, Peter Lee e Hayley. Deixo abaixo um registro de algumas artes nostálgicas, de muito antes do blog ser criado, só para vocês terem um gostinho de como as coisas evoluíram.


A primeira página de uma falha de tentativa de transformar o Ralph em mangá.
Não tenho nenhum registro da data, mas deve ser algo por volta de 2008. Não aguentei passar da página 5 e logo desisti, pois não tinha técnica, planejamento, roteiro, nem nada. Eu só estava tentando buscar alguma forma de levar o menino Ralph para mais pessoas, e ainda não tinha descoberto a escrita nessa época.

Eu gosto como mesmo naquela época eu era meio introspectivo e lancei logo um "Quem somos nós neste grande espetáculo chamado vida?". É, definitivamente não é a melhor forma de se começar a escrever um livro infantil.


Ah, olha só que graça! Este é um dos últimos exemplares sobreviventes do meu convite de aniversário de 13 anos, de 2007. Nessa época minha irmã e meu padrasto fizeram uma montagem no Photoshop, o que era extremamente DIFÍCIL ter alguém que soubesse mexer com programas de edição ou sequer colocar uma fonte bonita em uma imagem.

Durante a festa, todas as mesas tinham cópias dos meus gibis e desenhos colados nas paredes. Olhando para trás, tive sorte por ter tanto apoio da minha família que valorizava o lado artista dentro de mim. Com toda certeza foi um dos aniversários mais especiais que já tive, e por isso sou extremamente grato.


O desenho acima foi feito em 15 de Março de 2007. Parece que é o Ralph e a Auria, mas na verdade são personagens mais antigos chamados Nimkip e [insira aqui o nome da crush na época]. Eles se perderam no tempo, e sua história provavelmente nunca será contada.

Mas o Ralph e a Auria conseguiram. Eles agora não pertencem somente a mim — meus personagens vão viver no imaginário de outras pessoas e leitores, eles estarão ali na estante do armário pegando mofo, em kindles via ebook, PDFs pirateados, e posso afirmar que até em uma tatuagem! Então sim, esse amor vai durar para sempre.

A ideia vai ultrapassar a minha longevidade, porque ela agora pertence a vocês. Este sempre foi o propósito de Matéria, é quando a obra se livra do seu autor e diz: E agora? Para onde devo ir? E nós, que a ajudamos a crescer, permitimos que ela crie asas e voe para longe, muito longe, onde só a imaginação pode alcançar.

Eu não sei onde eu estaria se não fosse a escrita. Provavelmente eu não teria conhecido meus melhores amigos, nem teria os mesmos gostos de hoje, a maneira de me expressar... já não consigo enxergar que outro caminho aquela porta trancada teria me levado. Será que eu estaria cursando odonto? Teria feito muito dinheiro, casado, com filhos? Eu seria feliz? Tudo o que posso dizer a vocês é que aqui estou na madrugada chuvosa de uma quinta-feira, registrando palavras em um blog que provavelmente poucas pessoas lerão, mas sei que são especiais. Feliz 10 anos, Sellure! Que você inspire enquanto existir.

Como diria certo andarilho cinzento em meio às suas andanças:

"Só o que nos resta é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado — J.R.R. Tolkien."

 

sábado, 22 de março de 2025

Lydia Mercer


"O nome Lydia Mercer poderia ser reconhecido em qualquer lugar do reino. A maioria das pessoas não conseguia ignorar os outdoors e propagandas com sua imagem, geralmente acompanhados de um decote e uma bela frase motivadora: “Você pode proteger o seu povo?”" — Capítulo 3 - Alma de Diamante.

Lydia Mercer é a primogênita da influente Família Mercer, conhecida tanto por sua beleza estonteante quanto por seu alto status social. Com a morte prematura de seus pais, tornou-se a única representante da família, assumindo a responsabilidade de preservar sua influência e os negócios herdados. Sua imagem tornou-se um símbolo de inspiração para o exército, ao mesmo tempo em que foi objetificada pela sociedade para o desagrado de suas irmãs.

Apesar de ser vista como uma mulher superficial e manipuladora, Lydia nutre um forte instinto protetor, especialmente em relação às suas irmãs mais novas, Auria e Diana. Lydia fez de tudo para mantê-las longe da mídia e das pressões que sofreu, mesmo que suas ações nem sempre sejam bem recebidas. Sua postura rígida esconde uma preocupação genuína, tornando-a uma figura complexa e muitas vezes incompreendida.

Lydia mantém uma paixão declarada por Lorde Raito, embora este a rejeite constantemente, enquanto Lloyd King nutre um amor secreto por ela. Os três são vistos juntos com frequência.

Rica e poderosa, demonstra fascínio por joias e riquezas, elementos que reforçam sua posição como uma das mulheres mais influentes do reino. Sua trajetória é marcada por ambição, sacrifício e um desejo incessante de controle sobre o próprio destino.


Lydia Mercer é mencionada desde o primeiro livro em conversas frequentes de sua irmã mais nova, Auria, e especificamente no Capítulo 4 por Raito e Lloyd que deixam claro como a acham inconveniente e mandona, expressando sua indignação. Ainda assim, os dois sempre se mostram dispostos a cuidar e proteger a Família Mercer de influências externas.

Sua infância trágica é interrompida por conta da destruição de sua cidade natal conforme mostrado no espeicla O Passado dos PersonagensPor conta de seu parentesco e a influência como Mercer, sua aparição é recorrente nos Livros 2 e 3.


  • Provocadora [Defensivo] - A usuária provoca o inimigo e os deixam estressados, o que geralmente a torna um alvo mais propenso.
  • Perfume Emblemático [Defensivo] - Os inimigos não podem contra atacar e nem se defender;
  • Energia Escandalosa [Support] - Garante um bônus em ATK/SPD para os aliados que buscam desesperadamente impressioná-la. Se o usuário estiver perto de 3 ou mais aliados, permite que eles sejam inspirados e fortalecidos;
  • Charminho [Habilidade Passiva] – A usuária é capaz de enganar inimigos e até mesmo proteger-se de ataques ocasionais; 
  • Provocante [Habilidade Passiva] – Deixa o inimigo confuso e atordoado, não podendo atacar em sequência;
"Não me diga que pretende seguir o mesmo caminho que a Lydia? [...] Eu sei que ela trabalha na mídia e todo o reino literalmente a idolatra, sua irmã é uma celebridade! Mas, com todo respeito, nós dois sabemos como ela é... difícil de lidar."
— Lloyd, O Passado dos Personagens: Boneca Artificial.

"Abençoada seja esta família de mulheres lindas!"
— Lloyd, Capítulo 4 - Espada de Madeira.

"Eu adoro ver esse seu rostinho vermelho em contraste com o uniforme azul. Será que alguém vai ter que ser punido?"

Lydia, Capítulo 3 - Alma de Diamante.


"Acho que... lá no fundo, faço questão que as pessoas me olhem, quero andar bem vestida e usar joias caras. Sei que minhas irmãs e pessoas de fora me enxergam com maus olhos, mas esses mimos me fazem bem, e é tudo que eu tenho. A essa altura talvez eu não saiba fazer mais nada da vida. Eu só quero me sentir como uma rainha."
— Lydia, Capítulo 5 - Coração de Ouro.


  • Seu nome original seria Lightness, em contrapartida com seu parceiro Light (Raito);
  • Lydia tem uma longa história com o autor. Em 2010, foi criado um blog chamado Lightness Diary onde o autor narrava notícias como se fosse a personagem compartilhando;
  • Em 2011 a personagem serviu de capa para a Galeria de Fanarts no blog Aventuras em Sinnoh, embora nunca tenha aparecido na história;
  • Ela foi uma das personagens favoritas do autor na infância, mas com o passar do tempo sua personalidade arrogante e exagerada fez com que perdesse espaço para Auria e Diana que conquistaram mais espaço entre os fãs. Lydia manteve os seus exageros, o que a tornou detestável para alguns;
  • Lydia seria uma das protagonistas do Livro 3 durante a guerra, mas quase todas as suas cenas foram substituídas por Diana. Os leitores simplesmente não se importariam o bastante com ela;
  • O nome Lidia tem origem grega e significa bela, nobre; efoi escolhido baseado em uma personagem do jogo Luigi's Mansion, onde o fantasma de uma mulher loira que mesmo após a morte continua passando seus dias em frente ao espelho penteando o cabelo;
  • Lydia teve o primeiro redesign de todos os personagens do universo Matéria, mas, curiosamente, seu perfil foi o último a ser adicionado no blog quase 10 anos depois de sua criação.



sexta-feira, 21 de março de 2025

Diana Mercer


"Eu não me importo quando meu namorado chora porque sei que ele não derramou essas lágrimas por ser fraco, e sim, porque foi forte por tempo demais." — Diana, Capítulo 20 - Alma de Diamante.

Conhecida por sua inteligência tática, Diana se destaca como a estrategista de confiança de Lorde Raito, tendo subido rapidamente na hierarquia militar graças a suas habilidades excepcionais. Seu histórico impecável a consolidou como uma das melhores de sua geração, tornando-a uma peça-chave durante a Guerra contra a Peste Negra.

Diana é a irmã do meio entre Auria e Lydia, formando o trio que compõe a renomada Família Mercer. Dedicada, justa e naturalmente protetora, Diana assume a responsabilidade pelas escolhas mais críticas de sua companhia, priorizando a preservação de vidas. Essa pressão constante a tornou uma pessoa reservada e desconfiada, especialmente com estranhos. No entanto, debaixo de sua postura séria ela esconde o desejo de uma vida pacífica, onde possa se casar e viver tranquilamente em uma colina distante da guerra e de suas consequências.

Diana mantém um relacionamento secreto com Raegar, mas seu romance é mantido oculto para proteger seus entes queridos de possíveis ameaças criminosas. 

Além de sua maestria em estratégia, Diana tem um talento natural para ensinar e aprender, características que a tornariam uma excelente acadêmica caso escolhesse outro caminho. Seu legado se estende além do campo de batalha, sendo uma líder respeitada e uma defensora incansável da justiça.



Diana Mercer é mencionada com frequência em conversas de sua irmã mais nova, Auria. Ela é tida como uma figura meiga, prestativa e muito capaz por sua posição no exército. Durante o primeiro livro ela é conhecida apenas como A Namorada Misteriosa de Raegar cuja identidade nunca é revelada.

Sua infância trágica é interrompida por conta da destruição de sua cidade natal conforme mostrado no espeicla O Passado dos Personagens. Por conta de seu parentesco e influência como Mercer, sua aparição é recorrente em todos os livros ao lado de Raegar e como estrategista de Raito durante a guerra.

  • Talento Raro [Support] – O usuário tem uma afinidade surreal de aprendizado, garantindo 2x mais experiência e sendo capaz de conferir inúmeros benefícios aos companheiros;
  • Mestre em Estratégias [Support] – Transforma todos os efeitos negativos dos seus companheiros em vantagens. Bônus em ataque, magia, defesa, velocidade e vitalidade são duplicados;
  • Liderança Plena [Habilidade Passiva] – Garante um bônus em todos os status para seus companheiros durante a batalha;
  • Estrategista [Habilidade Passiva] – Permite que o usuário possa enxergar a energia vital, magia e desvantagens do adversário;
  • Benção de Araya [Habilidade Passiva]  Confere um bônus em sorte e mana;
  • Leitura Avançada [Habilidade Passiva] – Garante aos seus companheiros a habilidade de adquirir experiência e aprimorar  poderes duas vezes mais depressa;
"São os loucos que fazem a história [...] Você nunca pensou em fazer uma coisa dessas pelo menos uma vez na vida? De repente alguns segundos de doideira e um impulso de coragem são o suficiente para trazer grandes mudanças. Foi assim que conheci minha namorada, ela é a mulher mais linda do mundo."
— Raegar, Capítulo 32 - Espada de Madeira.

"Pare de se comparar. Cada um segue no seu próprio tempo [...] Hoje você tem mais experiência e maturidade do que grande parte dos meus soldados, isso lhe trará vantagens. Não se preocupe, irmã querida, nós iremos protegê-la e dar todo o suporte necessário para que você chegue muito longe."
— Diana, Capítulo 3 - Alma de Diamante.

"O estrategista de Raito, a Luz do Alvorecer. Ele é muito bom em esconder sua identidade. Depois de todo esse tempo, ainda não tenho pistas de quem seja... Foi quem chegou mais próximo de frustrar meus planos diversas vezes. Mas quando eu o pegá-lo..."

— A Peste Negra - Capítulo 12, Coração de Ouro.



  • Seu nome original seria Darkness, em contrapartida com seu parceiro Dark (Raegar);
  • Diana teve fortes influências da irmã do meio do autor, como sua personalidade, aparência e o apego com a família;
  • Ela é a mais baixa entre as três irmãs Mercer, com 1,65m (Auria - 1,80m e Lydia - 1,74m).

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada