segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

1º Premiação - The Omascar Matéria

Senhoras e senhores, chegou o momento da maior premiação do Reino de Sellure! Como forma de reconhecimento ao talento de nossos personagens, no dia 9 de Feveiro acontece o Oscar The Omascar, edição Matéria - Espada de Madeira! (Se bem que a postagem só foi ao ar no dia 10, ah, tanto faz...)

Eu me lembro de brincar com votações desde que era criança, quando saía pela casa com um caderninho que continha o nome de diversos personagens de animes e vídeo games, perguntando para meus familiares e amigos quais eram os preferidos deles (mesmo que ninguém conhecesse a maioria deles ). 

Alguns anos mais tarde, o The Omascar voltou como premiação de uma fanfic de Pokémon que eu escrevi em 2010, o Aventuras em Sinnoh, e agora em 2020 faz seu retorno para premiar os personagens favoritos dos leitores do primeiro volume da saga. Meus agradecimentos a todos que concluíram a leitura do livro e deixaram seu voto, além da diversão essa é uma excelente forma de eu receber um feedback para saber onde acertei e onde errei, principalmente no quesito de escrita e desenvolvimento. Como vocês poderão ver nos resultados, os vencedores foram os favoritos absolutos, pois levaram metade dos prêmios! Mas, diferente das edições antigas (esta já é a quinta para vocês terem ideia), estarei computando também os segundos e terceiros colocados, de forma que a ficha dos personagens seja atualizada com troféuzinhos de prata e bronze. Se o seu favorito não venceu, não se sinta abatido, cada um deles contribuiu de alguma forma para que Espada de Madeira tenha se tornado real. Os resultados foram emocionantes, em algumas categorias eu mesmo precisei desempatar, e podem ter certeza que muitas dessas escolhas terão influência no destino dos personagens nos próximos volumes.

A próxima edição do The Omascar só acontecerá após o lançamento do Livro 2 da Saga Matéria, mas enquanto não temos uma data, vista seu melhor terno ou vestido, aconchegue-se em sua poltrona e aproveite a cerimônia!

A principal categoria do The Omascar é sempre a de protagonista da jornada. Por mais óbvio que pareça que o personagem "principal" é quem vai levar esse prêmio, eu na verdade estava com uma tremenda dúvida se o Ralph seria mesmo digno desse feito.

Durante toda minha infância vivi um grande impasse à respeito de minhas histórias. Eis aqui um pequeno fato — eu não sei trabalhar protagonistas, e sempre detestei o Ralph como um. Eu não sabia como trabalhá-lo, ele nunca foi tão interessante quanto os demais personagens, então vê-lo receber esse prêmio é também uma realização pessoal. É com imenso orgulho que vejo que ele encontrou seu caminho, que, como autor, pude torná-lo uma presença interessante de se acompanhar por quase 400 páginas. Ralph é gentil, inocente e inspirador, sua presença faz toda a diferença, afinal, imagina só ter que acompanhar um protagonista ruim por uma saga inteira?! Nas próximas edições nosso menino terá adversários à altura, e conquistar essa estatueta será cada vez mais desafiador.

Em segundo lugar temos a nossa Dama de Ferro, Auria Mercer, e em terceiro colocado ficou nosso lagarto favorito, Lesten. Como podem ver, Hayley não conquistou nenhum voto, mas isso não a impediu de ser a rainha da fofura (por sinal, isso me fez perceber que preciso dar mais destaque à ela e ao Lee, o que pretendo melhorar no próximo volume).

Só para atiçar a curiosidade de vocês: no volume 2 o protagonista da jornada será outro! Será que é alguma figura nova ou algum conhecido?

Essa é uma das minhas categorias preferidas. Seja em animes, jogos, filmes ou livros, eu sempre me apaixono por aqueles personagens que não têm tanto tempo de tela, mas servem para complementar a história de uma forma que nunca imaginamos. A categoria de Melhor Participação Secundária estava apinhada de personagens, praticamente todo mundo que teve um pouquinho de destaque no Livro 1 entrou na competição, mas não teve para ninguém, Raegar disparou para a liderança e levou o prêmio! Mesmo tendo aparecido somente no Capítulo 31 (cerca de 2/3 do livro já tinha se passado), ele conseguiu conquistar com seu backstory interessante, jeitão despojado e força sobrenatural. Raegar é intrigante, leal, amável, todo mundo consegue se identificar com ele de alguma forma.

Em segundo lugar tivemos o Lesten, nosso lagarto loucão que fez de tudo para levar algum prêmio para casa, mas não foi dessa vez. Em terceiro tivemos o Aedan como um dos grandes destaques da temporada, ele conquistou inúmeros prêmios nessa noite. Menção honrosa para a pequena Elice que foi um dos alicerces na construção do Arco da Ilha-S.


O prêmio de Melhor Membro da Ordem do Selamento só poderia ir para o favorito da noite — Aedan, nosso Cabeça de Fogo! O personagem marcou uma virada tão grande na história que é impossível não se surpreender com sua batalha contra Ralph na Ilha-S. Quando eu era criança os membros da Ordem não tinham um líder ao certo, mas algo sempre fez o Aedan se destacar, ele era do tipo arrogante que não leva desaforos para casa, ao mesmo tempo que se preocupava demais com seu irmãozinho (sim, a Elice nem sempre foi uma garota). Com o passar dos anos a responsabilidade de ser o líder caiu em suas mãos, e ele a cumpriu com maestria. Pode ter certeza que não será a última vez que Aedan subirá no palco!

Na segunda e terceira posição tivemos Bill e Elma, o que foi uma agradável surpresa para mim. O Bill sofreu inúmeros cortes no livro, foram 2 ou 3 capítulos cortados dele e de Tootie, o que certamente teria colaborado para que os leitores gostassem mais deles (esses capítulos foram mais tarde postados como Cenas Deletadas). A Elma é uma personagem que adoro e que não tive chance de explorar até hoje, pois sinto que ainda falta alguma coisa nela. Quem sabe conquistando a terceira posição eu passe a prestar mais atenção nela?

E veja só, eu disse que não seria a última vez que vocês veriam o Aedan subir no palco para receber um prêmio! O Líder da Ordem derrubou o Dr. Erlenmeyer e Raegar na difícil tarefa de se consagrar como o verdadeiro "vilão" do primeiro livro, se é que podemos chamá-lo assim.

A verdade é que Aedan apenas estava do lado oposto na história, enquanto Ralph e seus amigos partiam em sua busca maluca pelas Pérolas Sagradas. A profundidade de seu passado e seu lado explosivo tornaram Aedan um adversário digno que aparenta não ter compaixão alguma, mas a verdade é que por dentro ele não passa de um garoto assustado.

Conquistando sua segunda estatueta nessa noite, Raegar retorna para assumir um cobiçado prêmio — o de Personagem Mais Poderoso da história (nada humilde, hm?). No primeiro livro ele se destacou varrendo o time inteiro dos protagonistas sem grandes dificuldades; isso porque, segundo o próprio Drake, ele ainda precisou se segurar. 

Empatados em segundo lugar tivemos Ralph e Aedan, mas após uma rápida análise de nossos árbitros, o troféu de prata vai para o tótines de fogo que deu uma verdadeira surra em nosso ruivinho. O Ralph ainda vai precisar treinar muito para sequer entrar na competição contra esses gigantes nos próximos volumes!

Entrando nas categorias técnicas, temos o prêmio de Melhor Capítulo que representou um verdadeiro embate. Todos os votos nessa categoria ficaram muito bem divididos, o que para mim é uma verdadeira conquista, parece que vocês gostaram um pouquinho de tudo! Eu ficaria assustado se todos os votos se concentrassem em uma única parte, pois o que sempre me esforcei para fazer era que Matéria fosse um livro para todos os públicos e continuasse interessante até o fim, que tivesse cenas do cotidiano e ação na medida certa. Afinal, de que adiantaria ter um começo excelente e ninguém aguentar chegar até o final?

A primeira posição ficou com o Capítulo 29 que mostra a batalha de Ralph e Aedan que é também a minha favorita (uma curiosidade é que essa foi a única categoria em que a Lignum também apareceu). Em segundo tivemos o Capítulo 39 que fecha o livro, onde todos personagens aparecem na Pequena Colina (esse troféu vai para a equipe inteira?). Em terceiro tivemos o Capítulo 36 que é quando Raegar se depara com os protagonistas pela primeira vez, todos são episódios marcantes!

Menção honrosa para o Capítulo 17 - Fóssil Vivo que apresentou a batalha de Tootie. Mesmo que ela não tenha se destacado no livro, é uma das minhas cenas favoritas.

Para consagrar sua noite, Aedan retorna pela quarta vez para receber o troféu de ouro de Melhor Arco, mas dessa vez compartilhando também com sua irmão e amigos que o ajudaram a tornar os Capítulos 24 ao 30 uma experiência inesquecível. A Ilha-S é para mim um momento marcante, pois foi quando voltei a escrever o livro após quase um ano de hiatus, foi uma época em que fui surpreendido de muitas maneiras e acabei acordando para a vida, tanto que vocês podem  ver isso sendo refletido diretamente na história. Certo dia Ralph se depara com alguém mais forte do que ele e lhe diz: você não é especial.

Na segunda colocação, como sempre, o Arco do Raegar conquistou seu troféu de prata, e ele fez isso tudo sozinho (a disputa entre os dois só foi decidida no último instante!) Na terceira posição temos o Arco do Segredo das Pérolas, o que comprova minha teoria de que o livro só vai ficando mais interessante conforme o final se aproxima.

Ah, o prêmio de Miss Simpatia é sempre uma disputa adorável entre as mulheres da história! Se você pensou que essa categoria pertence somente às garotas, está muito enganado. Nos tempos do Aventuras em Sinnoh nenhum homem nunca foi indicado para essa categoria, mas Sellure chegou para mudar essa situação e tivemos três figuras dentre os indicados — duas delas conquistaram a segunda e terceira posição, o doce gigante Capitão Bernard e Doppel, um genderfluid.

E qual foi a minha surpresa ao descobrir que eles deixariam Auria e a Elma no chinelo? Mesmo aparecendo em um único capítulo, por pouco o anfitrião da Pequena Colina não levou o prêmio! Hayley pode não ter tido grande destaque no Livro 1, mas esse prêmio mostra o quanto os leitores adoram ela, e prometo que a pequena raposinha ainda tem muito a mostrar no próximo volume sobre seu misterioso passado.

A categoria de Personagem Revelação é uma das principais na competição. O título é impactante por si só  REVELAÇÃO — e só é dado para aquele que conseguiu surpreender os leitores e marcar presença. Raegar deu as caras somente no Capítulo 31, mas isso não o impediu de conquistar o pódio. Ele virou a história de cabeça para baixo, e isso porque pouco se sabe sobre ele! Podendo ser considerado ao mesmo tempo um protagonista/antagonista, Raegar recebe esse merecido troféu por ser um dos personagens mais bem trabalhados do livro.

Quando eu era criança e ainda rabiscava gibis  na escola, eu já sentia que o Raegar era interessante o bastante para chamar a atenção dos leitores. Para ser bem sincero, houve uma época em que cheguei a cogitar colocá-lo como protagonista nos próximos volumes, mas ele é aquele tipo de cara que está melhor na turma do fundão, dando suporte para que os outros realmente brilhem — e, é claro, que ele possa roubar a cena quando chegar a sua vez de brilhar.

Com mais de 50% dos votos, essa categoria não teve para ninguém. A discreta batalha entre segundo e terceiro colocado ficou entre o Ralph e Lesten. No desempate técnico, Lesten levou o troféu de prata (porque ele comprou os jurados).


O prêmio de Melhor Casal é um dos mais agitados, mesmo entre os bastidores os personagens se perguntam: quando é que formei um casal com ELE/ELA? Hayley e Lee nasceram um para o outro e conquistaram o pódio por um ÚNICO voto em cima da Auria e do Ralph. Vocês podem notar que houve um empate técnico, mas a palavra final veio do nosso amigo Shadow (batam nele se não gostaram do resultado).

E teve voto pra tudo quanto é tipo de casal — Bill e Tootie, Ralph e Narrador, Ralph e Aedan, até mesmo Auria e Lesten (mentira, esse aqui não teve não). Mas o mais surpreedente foi a terceira colocação, que ficou com o Raegar e a namorada que ainda nem apareceu. Diana Mercer só dará as caras no Livro 2, mas eu prometo que ela será uma personagem inesquecível em todos os sentidos.


  4 comentários:

  1. E aí, Canotas? Beleza?

    Olha, pra ser sincero eu não lembro metade das categorias nas quais votei, mas sei que deu certim algumas.

    Devo dizer que os resultados não surpreenderam muito... Exceto pelo equilíbrio da quantidade de votos de algumas categorias, mas nada que impedisse o resultado iminente.

    Mais uma linda edição do bom e velho Omascar...

    VALEU AÍ CANAS DE AÇÚCAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devia ter colocado alguma forma de identificar quem votou mesmo, seria divertido comparar depois que os resultados saíssem, até para eu manter o controle de quem participou. Lembro que na época de Sinnoh os votos ainda eram computados por comentário, então quem quisesse fazer as contas já descobriria de antemão quem foi o vencedor haehaeu

      Até que deu para reunir um número bacana de leitores, muita gente não chegou a terminar de ler, mas é como você falou, alguns dos resultados já estavam bem previsíveis. Eu sabia que o Raegar e o Aedan seriam os destaques, só não tinha certeza de quais categorias cada um iria levar kkkkk Acho que no Livro 2 as coisas vão esquentar, tem muito personagem interessante entrando, vou ver se consigo aumentar ou manter apenas essas 10 categorias.

      Obrigado pela presença, mano Napo. O Omascar não seria nada sem os leitores! Grande abraço.

      Excluir
  2. RAEGAR MEU FILHO, QUE SURPRESA!
    Kojima : Ninguém vai ganhar tantos prêmios como eu
    Raegar: Hold my trophies!

    Que premiação incrível, com exceção que o Lesten não ganhou como melhor protagonista. Lagarto inútil da porra
    Lesten ganhou no meu coração e isso que importa <3

    Parabéns pela primeira edição, Canas, e que venham muitas outras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que é mais louco? Eu fui dar uma olhada no Omascar da Saga Pérola em 2011 e você ainda usava exatamente esse avatar kkkkkk Acho que a Dawn é o novo Lesten, porque os dois estão fadados a nunca levarem nenhuma categoria :v Mas acalme-se, um dia o trabalho excepcional dele será reconhecido e nosso lagarto inútil da porra será a grande REVELAÇÃO da história.

      O Raegar levou as principais categorias, mas no contexto geral o Aedan conseguiu um troféu a mais do que ele! E pior que foi por pouco que o Raegar não venceu também de Melhor Capítulo e Melhor Arco, o cara sozinho fez mais que todos os outros personagens do livro haha

      Sempre bom te ver por aqui na premiação, o tapete vermelho não seria o mesmo sem você ♥ Beijos

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada