terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A Primeiríssima Votação do Universo Matéria


Você deve estar pensando: "Ué, mas a primeira edição do The Omascar acabou de acontecer!", mas há 13 anos, mais especificamente no ano de 2007, algo grandioso aconteceu... Não estamos falando do Kanye West e Daft Punk lançando a música Stronger que atingiu o número 1 na Billboard, e nem que a a J.K. Rowling lançava seu último livro da saga, Harry Potter e as Relíquias Mortes; houve também a incrível votação feita na casa do pequeno Canas que decidiu quem eram os personagens favoritos do universo Matéria!

Contendo incríveis 43 personagens (sendo que metade deles não tinha propósito algum), a votação serviu para determinar de uma vez por todas quem era o favorito. O mais interessante é que o desempenho nessa votação serviu anos mais tarde como base para determinar a importância de um personagem, como por exemplo Aedan que assumiu o cargo de líder da Ordem do Selamento e Raito que veio a tornar-se uma figura recorrente nos primeiros livros, mas que ainda virá a mostrar toda sua capacidade no fechamento da saga.

Na velha pasta preta do autor é possível encontrar duas folhas com os resultados dessa votação que você confere abaixo:


Seguindo uma análise profunda sobre essa votação, podemos descobrir inúmeras curiosidades que colaboraram para que Matéria se tornasse o que vocês conhecem hoje. Levando em conta que inúmeros personagens já não existem mais, adaptei os resultados e exclui posições de forma que o quadro final ficasse assim:

  1. Lesten
  2. Raito
  3. Aedan
  4. Ralph
  5. Doppel
  6. Tokay Asa Negra
  7. Raegar
  8. Facade
  9. Bill
  10. Bernard
  11. Johnny Goldo
  12. Elma
  13. Lydia Mercer
  14. Tootie
  15. Elice
  16. Cleópatra
  17. Half
  18. Auria
  19. Diana Mercer
  20. Pyrimids
  21. Dellonium

As três primeiras posições são merecidas. Lesten, Raito e Aedan continuam até hoje como os favoritos da história, enquanto Ralph, Doppel, Raegar e Facade aparecem nas posições seguintes. Os membros da Ordem do Selamento estão espalhados em posições próximas.

Sobre os nomes que foram excluídos, tratam-se de personagens que deixaram de existir ou não foram adaptados. Algumas alterações bizarras como Broken Egg que costumava ser um gecko laranja filhote que vivia perseguindo Ralph tornou-se o pirata Johnny Goldo, uma mudança drástica que em nada remete a figura original. Temos também o próprio Tokay que antigamente era usado para representar o nome de toda a raça e não uma única figura histórica como o Asa Negra. Os Tokay hoje em dia são os geckos que conhecemos.

Nessa época ainda não existiam personagens como Volker, Lloyd King ou Rudsi que só vieram dois anos depois, e nem Peter Lee, Hayley, Clover, Courtney, Henry ou Zeth que só foram criados para o livro quase dez anos depois. Eles foram substituindo aqueles que tinham pouco ou nenhuma serventia.
Quanto mais olho para essa imagem, mais coisas engraçadas eu encontro. Tenho inúmeras curiosidades a compartilhar:

  • Nossa estimada Auria Mercer ocupa uma das piores posições do ranking, o que mostra o quão terrível era a personagem e como eu precisava desesperadamente aprender a trabalhar minhas personagens femininas;
  • Sua irmã, Diana Mercer, conseguiu ser ainda pior. Ela perdeu para monstros que nem tinham falas;
  • Os Pyrimids e os Dellonium, apesar de terem ficado nas últimas posições, acabaram retornando como monstros oficiais do livro, o que não aconteceu com nenhum outro;
  • Todos membros da Ordem do Selamento (incluindo o Ralph) tinham uma versão genderbend;
  • Existia um personagem chamado Hoplar (é "Ralph" virado de trás para frente com um O no meio) e ele era um fotógrafo, influência de Pokémon Snap;
  • Os Tokagem (que ocupam a terceira posição) se tratava de um espírito morto de Tokay;
  • O fato de Ralph ocupar a quarta posição indica que ele nunca foi o favorito dos leitores, pois Lesten sempre foi o personagem mais divertido e dinâmico na história. Basta olhar para a carinha triste do Ralph de quem não conseguiu ocupar nem o pódio;
  • Ignore o fato de que a cabeça da lula gigante parece um pênis gigante.

  5 comentários:

  1. Pensava que a Lula Gigante era apenas uma cópia barata de uma personagem de Super Mário, desculpa KKK. Aparentemente estou a perder meus níveis altos de taradisse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu curti mt a ideia de gecko pequeno perseguindo o Ralph. Lembrou muito Jigglipuff, acho que dava um otimo Support KKKKKK

      Excluir
    2. Quando somos crianças é bem comum pegar referência de coisas que gostamos, praticamente tudo que eu desenhava era dos jogos da Nintendo, o Livro 1 tem uma influência enorme de Paper Mario 64. A lula gigante era baseada no Blooper, sem grandes mudanças, tanto que preferi só tirá-la da história. Quando eu for desenhá-la para o bestiário terei que criar algo mais original.

      Eu gostava bastante desse gecko filhote que perseguia o Ralph, mas ele era baseado em um personagem chamado Jr. Troopa de Paper Mario também kkk A essência dele permaneceu pelo menos, que era ser um pé no saco e sempre terminar derrotado hahahe Ainda estou cogitando o support do multiverso para reviver todas essas ideias descartadas!

      Excluir
  2. EM ALGUM LUGAR DO CORAÇÃO DO CANAS O LESTEN AINDA É O VERDADEIRO DONO DE SELLURE.

    NO MEU MUNDO, O LESTEN JÁ É REI DE TUDO REAL <3

    Saudades dos seus desenhos antigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roteiro está caminhando para que o Lesten se torne o verdadeiro protagonista do livro, isso está planejado desde os primórdios kkkkk Que a voz do povo seja ouvida!

      Ainda adoro folhear essas pastas velhas e encontrar desenhos antigos! Gosto ainda mais de escanear e compartilhar aqui no blog, mas dá um trabalhão kkk Tem umas evoluções de personagens tão loucas, espero fazer mais posts dessas raridades e até uns remakes daqueles onde os personagens estão com a mesma pose!

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada