quinta-feira, 24 de abril de 2025

Comemoração | 10 Anos do Reino de Sellure

"Quase dez anos se passaram desde que teve sua última grande ideia. Dez longos anos desde que viu seus personagens pela última vez, o que para sua imaginação parecia ter sido uma única página virada. Ele percebeu que conforme crescia, sua criatividade ia desaparecendo, até tornar-se apenas uma memória distante. Mas não desistiria dela tão cedo."


É com esta sinopse breve e confusa que comecei a planejar o universo de Acrilida Matéria.
Eu ainda nem sabia qual seria o nome dessa história, mas os primeiros rascunhos das aventuras de um menino portando uma espada de madeira e seu amigo lagarto surgiram quando eu tinha apenas 11 anos, me espelhando nos vídeo games e desenhos animados que me fascinavam na infância.

Por muito tempo chamei este projeto de "The Legend of the Sword", mas por volta de 2009 todos os personagens, ideias e sonhos foram engavetados para dar espaço para a vida de um adolescente atarefado e cheio de prioridades como ser popular na escola, tirar boas notas em matemática e conseguir a atenção da crush na sala.

Em 2010, aconteceu uma coisa que virou minha vida de cabeça para baixo.
Gosto de brincar ao dizer que esta foi uma das decisões mais importantes que já tomei, para o bem ou para o mal, porque escolher segui-la foi escolha minha.
A convite da minha irmã do meio, entrei em um tal site de fanfictions chamado Nyah!, e foi aí que a coisa toda desandou. Descobri que eu me expressava muito bem escrevendo, até melhor do que desenhando. Fiz uma oneshot de drama, e entendi que eu podia colocar minhas inseguranças nas palavras. Escrevi inúmeras fanfics, melhorei meu vocabulário, aprendi a ler livros e me divertir no processo. Nessa mesma época escrevi minha grande fic de Pokémon Aventuras em Sinnoh que durou de 2010 a 2015 com seus mais de 250 capítulos e mais de 1,1 milhão de palavras.

"Você deveria pensar em escrever um livro", foi o que escutei de leitores e amigos.
E por que não? Lembrei-me do Ralph e aqueles personagens tão queridos da infância e como eu sempre almejei levá-los para o mundo. Se ia dar certo ou não, ninguém sabia; mas eu tinha uma vontade enorme de fazer isso acontecer!

E então, no dia 24 de Abril de 2015, o blog do Reino de Sellure foi criado.


Naquele tempo os blogs já eram meio ultrapassados, mas foi nesse lugar que encontrei uma forma de me organizar e compartilhar todos os passos dessa minha jornada atrás da publicação. Escrevi muitas fichas de personagens, fiz análises de criaturas, mapas, fanartes, tirinhas, colecionáveis, curiosidades resenhas, capítulos especiais, cenas deletadas... até o presente momento são 376 postagens únicas. E tem gente que me acompanhou aqui desde o comecinho, então eu nunca estive sozinho.

Corta para 2019, e o volume 1 de "Matéria - Espada de Madeira" finalmente foi publicado. Posso dizer com tranquilidade que este foi um dos maiores marcos da minha vida. Vou sentir orgulho disso até eu morrer, e ainda assim terei a sensação de que deixei algo muito legal para trás.

Meu livro pode não ter alcançado o topo da New York Times ou viralizado nas redes sociais, mas consegui esgotar meus 200 exemplares com muito esforço e dedicação. Tenho anotado o nome de cada pessoa que comprou um exemplar comigo, então se você tem e fez parte dessa lista, meus sinceros OBRIGADÃO!


Eu nunca tinha reparado, mas a capa do meu livro com o círculo e os personagens no centro lembra o primeiro gibi que fiz do Ralph, ainda intitulado "The Legend of the Sword: The Oracle of the Twins".

O Ralph foi criado em 2005, então, em 2025 ele também faz 20 anos.

Se você está aqui, em pleno 2025 lendo um blog abandonado, meus parabéns. Você é das antigas. E também obrigado por estes 10 anos de Ralph, Auria, Lesten, Peter Lee e Hayley. Deixo abaixo um registro de algumas artes nostálgicas, de muito antes do blog ser criado, só para vocês terem um gostinho de como as coisas evoluíram.


A primeira página de uma falha de tentativa de transformar o Ralph em mangá.
Não tenho nenhum registro da data, mas deve ser algo por volta de 2008. Não aguentei passar da página 5 e logo desisti, pois não tinha técnica, planejamento, roteiro, nem nada. Eu só estava tentando buscar alguma forma de levar o menino Ralph para mais pessoas, e ainda não tinha descoberto a escrita nessa época.

Eu gosto como mesmo naquela época eu era meio introspectivo e lancei logo um "Quem somos nós neste grande espetáculo chamado vida?". É, definitivamente não é a melhor forma de se começar a escrever um livro infantil.


Ah, olha só que graça! Este é um dos últimos exemplares sobreviventes do meu convite de aniversário de 13 anos, de 2007. Nessa época minha irmã e meu padrasto fizeram uma montagem no Photoshop, o que era extremamente DIFÍCIL ter alguém que soubesse mexer com programas de edição ou sequer colocar uma fonte bonita em uma imagem.

Durante a festa, todas as mesas tinham cópias dos meus gibis e desenhos colados nas paredes. Olhando para trás, tive sorte por ter tanto apoio da minha família que valorizava o lado artista dentro de mim. Com toda certeza foi um dos aniversários mais especiais que já tive, e por isso sou extremamente grato.


O desenho acima foi feito em 15 de Março de 2007. Parece que é o Ralph e a Auria, mas na verdade são personagens mais antigos chamados Nimkip e [insira aqui o nome da crush na época]. Eles se perderam no tempo, e sua história provavelmente nunca será contada.

Mas o Ralph e a Auria conseguiram. Eles agora não pertencem somente a mim — meus personagens vão viver no imaginário de outras pessoas e leitores, eles estarão ali na estante do armário pegando mofo, em kindles via ebook, PDFs pirateados, e posso afirmar que até em uma tatuagem! Então sim, esse amor vai durar para sempre.

A ideia vai ultrapassar a minha longevidade, porque ela agora pertence a vocês. Este sempre foi o propósito de Matéria, é quando a obra se livra do seu autor e diz: E agora? Para onde devo ir? E nós, que a ajudamos a crescer, permitimos que ela crie asas e voe para longe, muito longe, onde só a imaginação pode alcançar.

Eu não sei onde eu estaria se não fosse a escrita. Provavelmente eu não teria conhecido meus melhores amigos, nem teria os mesmos gostos de hoje, a maneira de me expressar... já não consigo enxergar que outro caminho aquela porta trancada teria me levado. Será que eu estaria cursando odonto? Teria feito muito dinheiro, casado, com filhos? Eu seria feliz? Tudo o que posso dizer a vocês é que aqui estou na madrugada chuvosa de uma quinta-feira, registrando palavras em um blog que provavelmente poucas pessoas lerão, mas sei que são especiais. Feliz 10 anos, Sellure! Que você inspire enquanto existir.

Como diria certo andarilho cinzento em meio às suas andanças:

"Só o que nos resta é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado — J.R.R. Tolkien."

 

Related Posts:

  2 comentários:

  1. MUITOS Parabéns Sellure! Sinto muita nostalgia daquela arte lá em 2014-2015. É um cantinho muito especial porque eu vi este lugar nascer e crescer. Matéria nunca será esquecida! Obrigado muito por mostrar um pouquinho da sua infância, são desenhos muito especiais! Que venham mais 10 anos em cima e que os restantes 3 livros também sejam publicados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acompanhou Sellure praticamente desde a sua criação, Shii! E tem um comentário seu de Junho de 2015 que prova isso kkkkk É por isso que sempre vou preferir blogs a qualquer rede social para criar e guardar esse conteúdo de minhas histórias, um post do instagram da semana passada já perde toda a sua relevância e ninguém volta mais para ler, mas aqui sempre sou surpreendido por pessoas que continuam descobrindo coisas novas sobre o livro!

      Obrigado por me acompanhar, auxiliar e sempre incentivar nessa jornada. Terminar os 4 livros de Matéria foi um marco na minha vida. Não sei quando vou poder compartilhá-los com o resto do mundo, mas só de ter conseguido terminar e poder mostrar para algumas poucas pessoas já faz eu sentir que meu dever foi cumprido. Eu espero que o Pequeno Canas de quando eu era criança esteja orgulhoso ao ver o quão longe os personagens dele chegaram!

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




377
POSTAGENS
1377
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

  • CanasOminous
    CanasOminousWhen I was younger, Lydia was the ideal woman I imagined I wanted to have in my life. I re…
  • CanasOminous
    CanasOminousVocê acompanhou Sellure praticamente desde a sua criação, Shii! E tem um comentário seu de…
  • Feurdelis
    FeurdelisWOAAAHHH, and the holy trinity of Sellure babes is complete! I LOVE your take on her and h…
  • Shiny Reshiram
    Shiny ReshiramMUITOS Parabéns Sellure! Sinto muita nostalgia daquela arte lá em 2014-2015. É um cantinho…
  • Feurdelis
    FeurdelisAHAHAHA wtf, that's weird, I don't know why I'm listed like that, oh well lol.…
Widget by Elaine Gaspareto

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada