segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Makai Mail [Resenha HQ]

"Makai, um lugar hostil dividido por reinos fechados após uma grande guerra, para prover a comunicação entre estes, uma empresa de correio chamada Makai Mail foi instituída. Seus entregadores são capazes de realizar qualquer encomenda, enfrentando os maiores desafios e perigos existentes no mundo de makai.

Mas desta vez a encomenda é diferente, uma súcubo será ofertada como moeda de troca para firmar uma aliança entre dois reinos, porém esta entrega irá relembrar Devi (um dos melhores entregadores de toda a Makai Mail) de certos assuntos em seu passado que ainda estão pendendentes."

Autor(a): Jayson Santos
Idioma: História em Quadrinho Nacional - Português (PT-BR)
Lançamento: 1º edição, Julho de 2018
Altura e largura: 14 x 21 cm
Número de páginas: 176
Publicação Independente

Como foi que conheci a obra?

Esse não é o primeiro trabalho do Jayson Santos a dar as caras aqui no blog. Ano passado eu fiz uma resenha de Hooligan, sua primeira publicação física, então minha expectativa estava alta.

Eu conheci o Jayson em um evento de animes em São José dos Campos e desde então venho acompanhando seu trabalho. Makai Mail foi inicialmente lançado pelo Catarse, um site de financiamento coletivo. Ele atingiu 95% da meta, mas como a campanha era flexível — o realizador recebe todos os recursos mesmo que a meta não seja atingida — Makai encontrou seu lugar na luz do sol (eu diria nas sombras, porque essa terra se localiza no submundo é dominada por monstros e criaturas bizarras, mas encanta como a boa obra de fantasia que é).

Só para introduzi-los ao projeto, deem uma olhada nesse vídeo incrível usado na divulgação da campanha. Tem como não ficar animado?



Capa, Design e Editoração

O projeto gráfico de um livro, HQ ou mangá diz muito sobre a qualidade da obra como um todo. Alguns devem se lembrar que em meados dos anos 2000 a média de preços de um mangás era 7 reais, mas eles tinham menos páginas e com um acabamento muito inferior (sem contar crise, aumento do dólar e afins, claro). Escolher uma boa gráfica para realizar a impressão e aumentar o número de páginas é primordial, pode até encarecer o produto, mas os consumidores de hoje em dia estão prezando bem mais a qualidade, até porque grande parte dessas histórias estão disponíveis online para qualquer um ler. Ter a obra física em mãos é sempre uma sensação única, dá até gosto de contribuir.

Eu já gostava muito do trabalho feito em Hooligan, mas Makai Mail elevou o nível e foi além. Quando fui buscar meu exemplar no Anime Friends, fiz um comentário com Jayson que até me senti mal depois. Eu falei: "Cara, agora ficou muito profissional!". Se analisarmos o sentido da frase, eu não quis dizer que Hooligan ou seus outros trabalhos fossem menos profissionais, mas é que Makai Mail recebeu um cuidado impressionante que se compara ao de editoras grandes.

Quem pensa que terminadas as ilustrações o trabalho acabou, está muito enganado. É como pensar que o difícil de publicar é um livro seja apenas escrever (ah, doce inocência...) É aí que o trabalho de um artista começa: vender. De que adianta ter um projeto impecável que não chega ao seu público? É muito importante um artista independente separar uma grana para se divulgar em eventos como o Anime Friends, foi uma excelente ideia realizar o evento de lançamento por lá. A mesa do Jayson estava incrível, com direito aos três primeiros volumes de Hooligan, outro original chamado Player e algumas decorações (eu devia ter tirado uma foto para mostrar!)

Quando peguei Makai Mail em mãos, a qualidade gráfica do projeto Mail me deixou de queixo caído. Os apoiadores receberam um marca página com os dois lados impressos em papel brilhante, um panfleto de agradecimento pelo financiamento no catarse, um pequeno cartão postal e um belíssimo pôster em A4. Esses brindes sempre conseguem fisgar o olhar dos curiosos!


Sobre a Obra e o Autor

Eu sempre me impressionei pelo trabalho do Jayson Santos por conta de sua dedicação e foco. Makai Mail não é uma história curta, são 148 páginas ilustradas de história e 28 de extras, se não houver esforço por parte do autor é muito fácil abandonar um projeto ainda nas primeiras páginas ou levar incontáveis anos até sua conclusão. No Catarse, você estabelece a meta de quanto tempo irá levar para concluí-lo, e o Jayson cumpriu com todas as expectativas. O lançamento oficial ocorreu no Anime Friends em Julho de 2018.

Só quem já foi artista independente sabe como é difícil. Não se trata apenas de desenhar ou escrever, é preciso revisar, diagramar, preparar o texto, fazer todos os ajustes, procurar uma gráfica decente e fazer testes para que nada saia errado na versão definitiva. Eu não canso de me impressionar com a qualidade e o cuidado do autor com cada cena, indo desde retículas e tones até os cenários caprichados, que ao meu ver é uma de suas maiores qualidades (posso contar nos dedos quantos artistas que conheço se preocupam em desenhar cenários, rs).

A história de Makai Mail se passa em um universo rico e palpável. Esse submundo onde os personagens vivem possui suas próprias excentricidades, eles são monstros, zumbis, nereidas e demônios, mas vivem seu dia-a-dia como nós. No fim do expediente, nada melhor do que uma ida ao bar com os colegas de trabalho depois de peitar o rei de uma nação rival, rs. O roteiro é tão cheio de carisma e personagens intrigantes com seus próprios poderes, todo protagonista do Jayson consegue se reinventar a cada história nova. No fim das contas, por mais perigosa que a aventura se torne, Devi é só um entregador de cartas, mas quem diria que é possível viver tantas aventuras?

Um dos pontos que mais me surpreendeu foi a consistência do enredo. Vemos uma fórmula crível que segue o caminho de Levi em sua entrega da súcubo Lilly. Cada ponta é fechada como deveria, e apesar de ter sido lançado como uma one-shot, também somos introduzidos a alguns mistérios maiores que poderiam facilmente estender Makai Mail a uma trama mais longa e complexa. Quem sabe no futuro, não é?

As páginas finais estão recheadas de extras, com direito ao mapa de Makai, diversas curiosidades do processo de criação e galeria de artistas convidados.

Sobre os Personagens

Makai Mail tem uma gama de personagens incríveis. Devi é um excelente protagonista, ele possui seus próprios segredos referentes ao passado e é forte o bastante para levar a trama adiante por si só. Devi conhece muito sobre Makai, e por isso foi muito importante ter a ajuda de personagens de apoio como Lilly e Anti para nos introduzir a esse universo.

Lilly, por sinal, é a súcubo que será ofertada como sacrifício. Ela sabe pouco sobre tudo, tendo sido mantida presa a vida toda, mas cumpre bem sua função e é adorável acompanhá-la enquanto ela descobre mais sobre o mundo em que vive.

Lumya e Ember são dois dos melhores entregadores da Makai Mail. Enquanto eu acompanhava o desenvolvimento do projeto, imaginei que não haveria tanto espaço para explorá-los, mas me surpreendi com as cenas em que eles apareceram e logo de cara a Lumya se tornou uma de minhas favoritas! Makai é mais do que uma empresa de entregas, eles formam um time, uma guilda como Fairy Tail, consigo visualizar cada um desses personagens como se este fosse apenas o episódio piloto de um anime prestes a sair.

Makai é tão cheia de suas próprias peculiaridades que você acaba se divertindo num cenário tão sinistro. Os monstros têm suas próprias crenças sobre humanos e bebem leite quase como se fosse uma bebida sagrada, é a cervejinha do fim de semana deles. Para mim, uma das maiores surpresas foi Anti, o estagiário. *risos* A página final de Makai fez meu dia valer a pena!

Considerações Finais

Cada novo lançamento do Jayson é uma agradável surpresa para mim. Não apenas pela qualidade do projeto, mas por sua jornada como artista independente. Makai Mail é a prova de que não ter a grana certa no momento não é desculpa para deixar de fazer algo, ele entrou com o financiamento coletivo do Catarse, fez uma campanha excelente e aprendeu com os erros de sua primeira tentativa (o volume 3 de Hooligan não deu certo, mas Makai Mail superou tanto as expectativas que foi possível produzir ambos), com um pouco de criatividade e determinação é possível atingir seus sonhos e criar projetos incríveis.

Makai Mail é uma daquelas HQs que sempre recomendarei aos amigos quando tiver a chance. "Tá vendo esse cara? Ele é FODA!" É difícil expressar o quanto fiquei feliz em apoiar esse projeto e vê-lo tomando forma. Existe muita gente habilidosa no Brasil, só esperando a chance. Você pode contribuir comprando e consumindo produtos nacionais, garanto que não vai se arrepender.

E não esqueça que você já pode comprar no link abaixo!





0 comentários:

Postar um comentário

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada