sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Guerra dos Heróis - Os Três Grandes

Imagem ilustrativa do game Deltarune, por Toby Fox.
Algum dia quem sabe eu volte para fazer uma arte de capa decente para meus personagens...
A Guerra dos Heróis é o nome dado à primeira grande guerra ocorrida no Reino de Sellure. Seu marco inicial foi a morte de Ronem Romenor que deu início à contagem dos anos no calendário atual a partir do Ano Zero. Apesar de não ser compreendida como uma guerra em seu tempo, suas disputas territoriais, divisão de raças e consequências definiram o reino até os dias atuais.

DATA 
Por volta do Ano 1 ~ até meados do Ano 10

ENVOLVIDOS
Os principais participantes da Guerra dos Heróis foram os Três Grandes, que se ergueram e ganharam fama ao liderarem suas respectivas raças contra a investida de invasores — Canas, o Descobridor do Mundo, representava os humanos; os geckos tinham a proteção de Tokay, Asa Negra; e por fim os tótines foram liderados por Armora Defesa, a Muralha Impenetrável.

Durante o século perdido, os monstros ainda não eram reconhecidos como uma raça protegida por lei, por isso eles foram exterminados em grande parte. Um dos principais efeitos da guerra foi a garantia de que os monstros teriam direitos e não poderiam mais ser caçados, tornando-se assim a quarta raça em Sellure.

MUDANÇAS TERRITORIAIS
Após a morte do Conquistador, todos os seus territórios passaram a ser disputados. Há pouquíssimos registros que precedem a ascensão de Ronem Romenor, mas grande parte do que se sabe encontra-se no famoso diário deixado por uma autora misteriosa que assinava como Adelaine.

Como a guerra envolveu todo o continente, após o seu término foi assinado o acordo de separação de Sellure em províncias, garantindo que cada raça teria total controle em seu território, sendo assim:
  • Bodoni e Constantia ficaram em posse dos Humanos. Depois da coroação de Canas, Constantia foi reconhecida como a principal capital no reino, uma vez que a construção da Fortaleza Azul já tinha sido iniciada ainda nos tempos de Ronem;
  • Myriad e Century ficaram com os geckos por conta de seu vasto litoral;
  • Helvetica e Perpetua foram entregues aos tótines que se concentraram em construir uma província reclusa e afastada do restante do reino. Parte do povo helvetico ainda carrega o preconceito contra raças, e por isso não é raro encontrar áreas que proíbam a entrada de geckos e monstros;
  • Garamond e Trajan foram entregues aos monstros, e ainda nos dias de hoje são conhecidas por serem províncias muito pobres e até mesmo primitivas.

SOBRE A GUERRA
O fim do século perdido marcou a primeira grande guerra que cobriu todas as raças e povos existentes. Os humanos foram pretensiosos e se julgaram os únicos dignos a governar; já os geckos queriam apenas viver de forma pacífica, e por isso lutaram veemente contra o avanço de tecnologias e a destruição de seu habitat natural. Acredita-se que foi nessa época que se ouviu pela primeira vez a palavra "tótines", dada àqueles que detinham o dom da magia e vasta sabedoria. Eles acreditavam que era possível atingir o equilíbrio e conviver em paz, mas acabaram sendo atingidos no fogo cruzado entre os demais e foram  tragados para a guerra.

Os monstros sempre existiram em Sellure desde o século perdido e eram conhecidos por sua violência e selvageria. Acredita-se que 80% das espécies de monstros foram exterminadas ainda nessa época, levando alguns à extinção completa. Também foi nessa época que os dragões abandonaram o Reino de Sellure, fugindo para além do mar onde nunca mais foram vistos.

A guerra também trouxe muitos avanços, historiadores alegam que foi a época em que Sellure mais evoluiu e se aprimorou, saindo de um período de trevas e ignorância para se tornar um continente próspero.
Armora Defesa levou vantagem por ser a primeira figura a utilizar-se de pérolas como forma de estocar magia. Armora também foi a inventora do termo "defesa" que lhe atribuía o nome, derivado de uma língua antiga cujo significado era "o que defende, vigia, protege". Ela foi a criadora das primeiras armaduras e escudos focados especialmente em proteger seu usuário, e não apenas na parte ofensiva.

Enquanto Canas e Tokay travavam um intenso combate, os Monstros fizeram uma investida e os dragões decidiram dizimar os invasores que destruíam o mundo que lhes servira de lar há gerações. Glaüner, a Maldição Eterna, era um dragão de proporções descomunais cujas palavras enfeitiçavam as pessoas e as colocavam para lutar umas com as outras. Em um último esforço, Canas, Tokay e Armora fizeram uma aliança para enfrentar a Maldição, e com a benção das divindades, foram capazes de selá-lo na prisão entre mundos.

DESFECHO
Quando Glaüner foi enfim derrotado, o dragão lançou uma terrível maldição nos heróis sobreviventes, alegando que "seus maiores desejos um dia seriam sua sina".
Canas, Armora e Tokay receberam um presente das divindades e tiveram direito a realizar um desejo através das Pérolas Sagradas. Canas recebeu a imortalidade, enquanto Asa Negra pediu para que suas asas fossem grandes o bastante para que todos o enxergassem, garantindo assim que nunca fosse esquecido; enquanto General Defesa pensou no bem de seus descendentes à frente da própria motivação.

— Canas subiu ao trono e ficou conhecido como o Velho Rei, o longevo.
— Tokay Asa Negra desapareceu por entre as montanhas do norte, mas sua existência ainda é celebrada como uma lenda entre os geckos, e um lembrete da grandiosidade dos dragões que um dia habitaram  Sellure.
— Armora Defesa adoeceu e faleceu de tuberculose, mas seus descendentes ainda vivem e em grande parte são mulheres fortes, destemidas e de grande conhecimento.

"Diante da entidade suprema, Canas percebeu o quão ínfima era sua existência e temeu que um dia fosse esquecido, por isso pediu a vida eterna.

Tokay, por sua vez, tinha muita vontade de continuar explorando novas terras; Canas era seu melhor amigo e um companheiro leal, mas os geckos por natureza vivem mais tempo que os humanos, por isso seu pedido foi um par de asas para que voasse bem alto no céu e todos pudessem vê-lo em qualquer canto do reino. Até hoje os geckos celebram o Asa Negra.

General Defesa foi a única que apresentou uma proposta diferente... Seu pedido foi ao mesmo tempo sua maior benção e sua sina.

‘Dê poder ao meu povo, para que eles nunca mais sejam oprimidos.’ 

            — Narrador, Epílogo - Espada de Madeira."

  4 comentários:

  1. Acho que esse passado daria um livro de fantasia bem interessante kkkkk Uma ideia com potencial kkk Será que algum dia teremos algo?.... 👀

    gosto bastante do lore de sellure, a sua simplicidade entrega apenas o essencial para o mundo que é construído, além de tudo ser de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um trabalhão para escrever esse post, porque eu não tinha nada planejado kkkkkk Quando falo sobre os primeiros anos de Sellure isso é desconhecido até para mim. Tenho ideia do que precisa acontecer, mas nunca pensei em nenhuma história realmente aprofundada. Eu realmente queria ter tido espaço para escrever mais especiais e fazer desenhos dos Três Heróis, mas acho que isso vai ficar só na vontade mesmo...

      Em 2018 eu comecei a escrever a história da Adelaine (que é o livro do Batata kkkk), acho que isso é o mais próximo que vou ter de escrever sobre o século perdido e os primeiros anos de Sellure antes que o reino fosse chamado assim. Não quero que ele seja um spin off de Matéria, mas pretendo colocar geckos e alguns pontos definitivos como a descoberta da magia e a presença do Ronem Romenor. Espero conseguir avançar nessa ideia algum dia para você ler!

      Excluir
    2. Batata é um monstrinho não é? O facto dos monstros nessa época serem expulsos daria uma excelente história.

      Excluir
    3. Ele é sim, provavelmente de uma das raças que acabou desaparecendo do Sellure. Será que isso significa que o Batata vai morrer no fim? kkkkkkk Estou com muita vontade de começar a escrever e ir descobrindo como a história vai ser.

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada