terça-feira, 31 de outubro de 2023

A Última Nota da Jornada do Autor

 

No dia 31 de Outubro de 2023, às 22h32, o quarto livro de Matéria passou pela sua última revisão. Por mais que autores estejam acostumados a revisarem seus livros repetidas vezes, eu sinto que dessa vez vale o registro. Com os quatro livros devidamente finalizados — faltando apenas a revisão ortográfica de um profissional , posso dizer que foi a última vez que eu escrevi sobre esses personagens que tanto amo. Não pretendo mais corrigir elementos drásticos da história, nem dedicar um bloco de notas só para anotar frases e momentos que me ocorrerem. É como se eu finalmente pudesse colocar o livro na estante e dizer: "Isso foi ótimo. Mas chegou a hora de descobrir coisas novas".

O Livro 4 também recebeu um novo título. Não sei se cheguei a compartilhar, mas a versão 1.0 se chamaria Marcas de Tinta, a versão 2.0 foi Laços de Vidro e, por fim, decidi ficar com A Última Jornada do Herói.

Estou muito orgulhoso do que construí nessa saga até aqui, então venho compartilhar alguns números:

Livro 1 - 413 páginas, 41 capítulos e 135.001 palavras;

Livro 2 - 385 páginas, 35 capítulos e 142.134 palavras;

Livro 3 - 451 páginas, 41 capítulos e 177.444 palavras;

Livro 4 - 450 páginas, 37 capítulos e 174.558 palavras.


Isso totaliza incríveis 1699 páginas, 154 capítulos e 629.137 palavrasTalvez mude para mais ou para menos após a revisão profissional, mas a diferença deve ser mínima. Ainda é quase a metade de tudo que fiz com Aventuras em Sinnoh e seus absurdos 1,1 milhão de palavras contando os especiais. Haja Pokémon!

Até a presente data, apenas duas pessoas terminaram de ler a Saga Matéria (obrigado, Star e Shii!), mas não escondo que estou muito ansioso para conseguir publicar o restante dos livros e compartilhar o que tenho guardado com todos os leitores que ainda aguardam pacientemente para ler. Sonho em ter um box bonitão dos quatro livros na minha estante. Eu não sei por quanto tempo mais terei conteúdo pra compartilhar aqui no Reino de Sellure e sobre a minha jornada como escritor, mas vez ou outra pretendo voltar no blog e conversar um pouco com vocês, caso a internet não tenha sido tomada por vídeos de 15 segundos e ninguém mais se importe em ler algo longo e cansativo.

Eu criei o universo do Ralph e seus amigos no dia 8 de Outubro de 2005, às 15 horas de um sábado depois de voltar da igreja. Lembro de estar na sala de casa, troquei o terninho por uns shorts confortáveis e corri para usar a mesa de arquiteto do meu padrasto para terminar de desenhar o meu gibi. Aos 29 anos, talvez eu não tenha mais tempo de criar nada que eu me orgulhe tanto. Pode parecer exagero dizer isso, mas por 18 anos eu dediquei grande parte da minha vida e meus pensamentos somente para UMA história, e como tantas coisas na vida, a gente se pergunta se algum dia vai conseguir se superar e criar algo tão legal.

Estou no meu quarto de sempre, sozinho, com meu notebook velho de 11 anos, escutando Repeat Until Death do Novo Amor, passando calor, frustrado com uma reunião chata que terei amanhã, porém, emocionado por olhar para trás e ver tudo o que construí. Lembro como me senti na época, e espero lembrar como me senti 18 anos depois ao reler a última linha do meu último livro — com o sentimento de que chegou a hora de embarcar numa nova jornada e deixar o Ralph assumir as rédeas.

Ele será um bom Narrador, e sei que vai cuidar de tudo aquilo que aprendi a amar.


  4 comentários:

  1. Muito Obrigado pela oportunidade de ler Matéria até o fim 💖 É um dos meus universos de fantasia favoritos de sempre, e é tão especial! Fico muito feliz por ver que a construção deste universo chega então ao seu fim e até onde as personagens tão queridas chegaram. Agora só resta esperar pela publicação e que novas histórias venham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por abraçar esse universo e meus personagens com tanto carinho, Shii! Quando eu comecei a escrever Aventuras em Sinnoh a internet era um lugar muito diferente e todas as pessoas estavam procurando coisas novas, mas com o passar dos anos cada vez mais os posts perderam espaço e leitores num geral preferem acompanhar coisas que conhecem ou já estão consolidadas no mercado. Foi muito difícil conseguir introduzir um universo original, mas também recompensador ao ver que tive o apoio de muitas pessoas que mesmo depois de todos esses ainda esperam para ler. Ainda há uma longa jornada pela frente até eu conseguir publicar o que falta, mas só de saber que tenho tudo prontinho esperando a hora certa já me dá um ânimo para continuar me esforçando.

      E agora para a próxima fase, estou ansioso para retomar a história do Batata KKKKKKKKKK Acho que não vou me livrar desse universo tão cedo.

      Excluir
  2. Desculpa não ter visto antes, mas parabéns, Canas, meu velho, por ter chegado tão longe. É algo grandioso esse marco que você atingiu, muito grandioso. Apesar de por acasos da vida nós já não sermos mais tão chegados, e de, admito, eu não ser mais um sujeito muito próximo de Matéria, eu te admiro demais mano, por ter feito tudo isso. Eu ainda quero poder ter em mãos todos os seus livros. Muitos abraços, amigo, e meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Napo! Foi uma longa jornada mesmo, às vezes volto para olhar os primeiros posts aqui do blog e perco a noção de que isso foi em 2015. Ao mesmo tempo, fico feliz porque aqui é diferente das outras redes onde o conteúdo se perde tão depressa.

      Ainda gosto de voltar e ler os comentários antigos de vocês, e também de várias pessoas que me apoiaram no caminho até aqui, mas que acabaram seguindo em frente. O blog sempre vai ficar como um lembrete dessa aventura, aqui posso lembrar da empolgação que eu também tinha ao ir descobrindo tudo aos poucos, o que eu queria escrever, meus medos e dificuldades.

      A jornada para escrever Matéria terminou, mas só termina de verdade quando esses quatro livros estiverem em mãos!

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada