sexta-feira, 11 de março de 2016

Too Bad! Dessa vez foi "QUASE"!

Jovens aventureiros! Trago boas e más notícias. A boa é que o livro recebeu sua PRIMEIRA PROPOSTA DE UMA EDITORA! É pra glorificar de pé, minha gente!
A má é que não estarei fechando contrato. Por ora.

Primeiramente, eu gostaria de agradecer todos que têm apoiado este projeto, não desistam de acreditar nele, e prometo que também vou continuar dando o meu melhor. Apesar de ter sido uma experiência muito bacana ver que uma editora tem interesse na publicação de meu livro, algumas burocracias no contrato me fizeram dar um passo para trás (se fosse há alguns anos e eu não tivesse maturidade o suficiente para ler e entender um contrato, eu poderia estar encrencado). Conversei com pessoas muito importantes para mim e decidi adiar. Não está na hora. Lá para frente posso ter problemas que exigirão muito de mim, e isso vai me desgastar além do que sou capaz de suportar.

Uma bela vantagem é que agora tenho uma boa noção sobre orçamentos de gráficas, serviços, tempo de produção dentre outros fatores que eu não fazia ideia. Já estou de olho em outras duas editoras que pretendo estar enviando meu original nos próximos meses. Minha última revisão está andando muito bem, mas sinto que faltam alguns toques profissionais para refinar o texto, então é minha obrigação procurar entregar o meu produto da melhor forma aos clientes. A história do Ralph demorou 10 anos para sair do rabisco e tornar-se o livro que desejo compartilhar com vocês, não adianta forçá-lo a sair, não quero desperdiçar esses personagens tão queridos para mim.

Não tenho como trabalhar numa continuação sem antes ter um feedback sobre o que vocês gostaram e o que merece mais atenção, mas posso e vou continuar trazendo desenhos, tirinhas, curiosidades e incluirei os capítulos extras que tanto desejo fazer, só para dar um gostinho do que está por vir. Às vezes não estamos numa fase boa, e nem sempre as coisas dão certo como planejamos, mas temos de continuar seguindo, não é? Agradeço a todos pelo apoio, dessa vez foi "quase", mas sei que lá para frente ainda estaremos rindo muito disso tomando um licor 43 e assinando meu mais novo lançamento!


  8 comentários:

  1. Deve ter sido uma experiência maravilhosa saber que alguém tem interesse na sua historia mas existe sempre alguma coisa que estragam tudo...
    Eu não tenho experiência com livros nem editoras ainda... e só por curiosidade, não se importa de partilhar o que tinha de imprevisto no contrato? Deve ser muito frustrante estar tudo perfeito até alguma regra estragar tudo.

    Boa sorte nas suas futuras oportunidades!

    Sou a ShinyReshiram, estava sem paciência para fazer login no blogger...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Shiny Reshiram! Eu havia me programado muito bem para a média dos preços nas editoras, já imaginava que não sairia barato, até porque na forma final depois de editado meu livro beiraria as 500 páginas. O problema em si foi uma cláusula no contrato que obriga o autor do livro a bater uma meta de exemplares vendidos num período de pré-venda. Por exemplo, minha meta era vender 50% dos exemplares em 45 dias. Se eu não conseguisse, teria de comprar os exemplares restantes, mesmo já tendo pago a produção da minha obra e tudo o mais.

    Não sou um autor conhecido, não tenho experiência nenhuma no mercado, mas sou esperto o bastante para saber que eu nunca conseguiria vender 50% dos meus exemplares em tão pouco tempo. Mesmo que eu juntasse todos meus amigos, familiares, leitores do blog e todo o resto de gente que nem conheço, eu faria no máximo uns 100. Os resto eu teria que pagar como extra por não ter cumprido a minha meta, e por este único motivo decidi não arriscar.

    Posso estar enganado, podia até ser que meu livro fosse um sucesso absoluto e essa meta se tornasse um empecilho mínimo, mas nas atuais circunstâncias não tenho como investir tanto dinheiro e ainda segurar uma bomba dessas no final, caso eu não venda o bastante. Quero meu livro nas mãos dos leitores, quero conversar com eles sobre o que acharam e sobre como absorveram a mensagem que desejo passar. Não precisa ser do mundo inteiro, quero encontrar apenas as pessoas que precisam ouvir minhas histórias e compartilhar experiências.

    O problema não foi com a editora, de maneira alguma, eles já deixavam claro essas informações no site, mas eu precisava de números para compreender melhor. Foi aí que percebi que não valeria a pena. Fiz um orçamento com uma gráfica para publicação independente de 1000 exemplares, e o valor final ficou MUITO caro. Muito mesmo, coisa que um brasileiro não ganha nem se trabalhar um ano inteiro. Produzir um livro realmente exige muito da editora, sei que eles também precisam do lucro deles, mas é um investimento arriscado para mim e nem todos têm conseguido investir no Brasil. O mais importante para mim é encontrar uma editora que me faça estar tranquilo e em paz, e não aflito por ter que vender um determinado número em pouco tempo.

    Muito obrigado pelo apoio, certamente estarei dando o meu melhor, retorno mais inspirado do que nunca!

    ResponderExcluir
  3. Pena que não foi dessa vez, mas eu li a sua resposta pra Shiny Reshiram e tb acho que vc fez a melhor escolha, é melhor não arriscar mesmo :v

    Então boa sorte nessas revisões, não perca sa esperanças e vamos lá \(^u^)/

    ResponderExcluir
  4. Oii de novo. Realmente não valeu a pena arriscar, especialmente quando uma editora exige essas condições, eu acredito que da forma como és um bom escritor irias conseguir superar esse desafio, mas o problema está em ter o dinheiro em mãos para pagar caso tudo corra mal, como o velho ditado diz ''Mais vale prevenir que remediar'', e por muito talento que alguém tenha, existe sempre alguma coisa que impede de prosseguir com os objetivos, o lucro necessário para os realizar. É exatamente por isto que, por enquanto, estou pensando em publicar a minha historia lá no meu blog, publicar um livro tem muitas mais vantagens do que publicar uma historia online gratuita e é por isto que estou esperando para quando tiver uma situação financeira melhor, além de mais talento na escrita e desenho, ir também em busca de informações sobre a publicação de livros e depois caçar uma editora, caso, no mínimo até 2020, isso não acontecer, vou usar o meu segundo plano, partilhar a minha historia online.

    Desejo boa sorte para que consigas uma editora com regras mais ''simpáticas''! ^^

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o apoio, pessoal, isso é realmente muito importante para mim! :) Eu gostaria de entregar esse livro para vocês o mais cedo possível, mas não vai dar pra apressar isso. Agora que você comentou, Shiny Reshiram, acho que seria muito legal nós postarmos pelo menos o primeiro capítulo de nossas histórias no blog. Muitas editoras aqui no Brasil fazem isso, e já que o livro pode demorar um tempo para sair estou pensando em disponibilizar o Capítulo 1, 2 e 3 online. Isso pode fazer com que os leitores queiram conhecer o restante! É uma ótima forma de mostrar-lhes nossa escrita para que possam ver se a proposta interessa, penso que seria muito legal se você também pudesse disponibilizar algo do tipo enquanto planeja suas próprias histórias.

    Obviamente um capítulo inicial pode sofrer muitas mudanças depois de enviado para a editora, estou pensando em contratar os serviços de um profissional na área para analisar tudo, mas não há nada melhor do que contar com o apoio dos leitores. Os comentários de vocês me ajuda a continuar procurando trazer sempre mais. Não acho que você deva publicar online como se fosse apenas uma fic original, mantenha o plano de lançar um livro lá no futuro! Vale o investimento e o tempo, são nossos sonhos, e quanto mais corrermos atrás deles, mais orgulho sentiremos ao alcançá-los.

    ResponderExcluir
  6. Estive a pensar no assunto e realmente vai valer muito a pena um pequeno investimento para os nossos sonhos, mesmo que demore muito tempo, é melhor algum dia distante do que nunca.
    Não tinha pensando nessa de publicar uma quantidade mínima de Capítulos como uma ''amostra'' do que um livro vai trazer e espero que aplique isso aqui em Sellure, mal posso esperar para conhecer um pouco das aventuras de Ralph! Como referiu, esses Capítulos não são uma versão final e os leitores podem ajudar com sugestões para que os mesmos sejam melhorados.
    Agradeço a pequena ajuda e sugestão, foi importante para reflectir o que eu quero fazer com a minha historia! E mais uma vez, boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Sim, sim, invista nisso! Será muito bom poder acompanhar seu avanço também :) Vou disponibilizar 3 capítulos porque eles são pequenos e se conectam, ao todo o livro do Ralph deu cerca 50 capítulos, então acho que não seria problema mostrar alguns kkkkk Vejo gente que apresenta só um, como um prólogo, e já é o suficiente para deixar os leitores curiosos.

    Além dos capítulos iniciais vou trazer também os clássicos Supports do Aventuras em Sinnoh que só criam laços entre os personagens, mas num geral nunca apresentam nada importante kk Minha prioridade é usar o espaço do blog para o passado de cada um. É o tipo de coisa que não vai mudar o roteiro, mas todos têm curiosidade em saber. Se o livro já deu 425 páginas no Word, imagina se eu invento de mostrar o passado de cada personagem também?? Eu já tive que fazer dois cortes, retirei quase 60 páginas desnecessárias e acabei trazendo outras 50! Ninguém ia aguentar ler tudo kkkkkkkkk É um trabalho árduo, mas certamente recompensador.

    ResponderExcluir
  8. Apoio essa ideia de trazer uns 3 capítulos pra gente ver ^u^

    ResponderExcluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada