segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

3º Revisão Concluída

Primeira postagem de 2017, galera! Vamos às novidades do Reino de Sellure: O que esperar desse ano? Será que o livro sai mesmo? Vai ter mais alguma história ou especial? Fanfics e fanarts? 

Enquanto o livro não sai, só tenho pensado em uma coisa: REVISAR, REVISAR e REVISAR! Não cheguei a ler o livro completo (acho que só farei isso quando tiver uma cópia física em mãos), mas praticamente todos os dias estou abrindo meus documentos e fazendo pequenos ajustes na história, excluindo parágrafos desnecessários, sumindo com conversas que me faziam sentir vergonha de tê-la escrito (sério, eu mesmo sentia vergonha alheia de algumas coisas, haha).

Dia 8 de Janeiro de 2017 deixo registrado que concluí a terceira revisão do livro. Cada vez que encontro um erro amador eu fico mais feliz por ainda não o ter publicado. Essa revisão se deve ao fato de que a Litos  minha irmã mais velha, quem é dos tempos de Sinnoh deve lembrar  concluiu sua leitura e deixou um monte de anotações para eu consertar (ela até pediu para que eu imprimisse o manuscrito inteiro, ficou parecendo uma daquelas enciclopédias barsa!). Eu costumo brincar com as pessoas que não a conhecem dizendo que a Litos é cruel, sim, muito cruel mesmo, ela tem um metro e cinquenta de pura maldade com estilo de personagem tsundere fofa de anime. Mas a questão é que, em meio a essa revisão, a Litos me informou que eu vinha cometendo um erro bobo e colocando vírgula antes de "e". Eu estranhei a princípio porque ninguém nunca me falou que isso estava errado, mas depois de me aprofundar no assunto descobri a verdade.

Segundo o site Dicas Diárias de Português EXAME:

"Há um mito que persegue qualquer leitor mais atento: vírgula e “e” não se combinam. Combinam sim! Existem vários casos de ocorrência da vírgula antes de “e”. [...] Um dos mais comuns é a relação adversativa, contrária, ou então no caso de orações coordenadas formadas por sujeitos distintos."
O problema é que em 90% das vezes eu escrevi errado, foram mais de 300 vezes que repeti esse erro no livro e apenas algumas estavam corretas. São quase 6 anos escrevendo e só tomei conhecimento disso agora, ninguém nunca havia me alertado e eu também não fui capaz de perceber como a história fluiria melhor sem eles. A partir de hoje tomarei muito mais cuidado com essas vírgulas!

Eis aqui algumas das correções mais importantes que foram feitas nessa revisão:

  • Excluídos erros que envolvem vírgula antes de "e";
  • Excluídos o arco que envolvia os Capítulos 24 e 25: Proteja-me e Meus Amigos
  • Excluído o Capítulo 16: Bill e Tootie, que trabalhava melhor a relação dos personagens;
  • Excluídas algumas cenas irrelevantes que envolviam Lee, Hayley e Johnny Goldo, o Contador;
  • O Epílogo foi reescrito por completo;
  • Acrescentado um foco mais concreto para Ralph: Encontrar-se com o Misterioso Viajante;
  • Excluído o Matéria do Matéria [?]. Um livro com o poder de saber tudo não existe mais neste universo.
Lembram que há algum tempo eu também falei que havia escrito dois capítulos inéditos para melhorar um pouco o entrosamento de alguns personagens secundários? Então, acabei de retirá-los, haha. A Litos não perdoou nada, disse que eram completamente irrelevantes e mais se pareciam com fillers (também conhecido como encheção de linguiça). É isso que dá escrever fanfics por tanto tempo, estou tendo uma dificuldade tremenda em ir direto ao ponto, são tantas coisas que quero falar sobre este universo que acabo enrolando até demais da conta.

Três capítulos foram excluídos, totalizando algo em torno de 32 páginas. Se contarmos todos os capítulos que já tirei do livro até agora são mais de 20.000 palavras, algo em torno de 50 ou 60 páginas que constarão no "Cenas Deletadas" aqui do blog, então no futuro vocês ainda poderão ler essas pérolas! Em sua maioria eu excluí os capítulos que dava atenção aos antagonistas da Ordem do Selamento. Ao invés de tentar mostrar mais deles no livro, deixarei que esses personagens e suas devidas histórias e passados fiquem como parte exclusiva do blog. Para vocês terem ideia, acho que eu poderia escrever outro livro inteiro para falar desses caras!

A boa notícia é que pretendo também começar a revelar os desenhos em que estive trabalhando! Isso mesmo, quero mostrar alguns novos personagens para movimentar o reino em 2017. Se vocês acessarem a página perceberão que a área de Personagens Recorrentes foi adicionada com mais sombras. Em breve vocês terão a chance de conhecê-los, espero que gostem!


  13 comentários:

  1. ''Acrescentado um foco mais concreto para Ralph: Encontrar-se com o Misterioso Viajante''

    Esse Viajante Misterioso por acaso não é o príncipe de Sellure? Aquele que fica viajando entre dimensões e universos paralelos desesperado para encontrar um amigo... E ele sempre tem uma canoa? kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Sim, sim. Antigamente o Viajante Misterioso não tinha muita participação na história, mas estou tentando torná-lo mais presente no primeiro volume, até porque muita coisa do meu universo gira e torno dele. O Ralph era um protagonista sem grandes ambições, ele meio que só queria ser feliz, mas colocando como objetivo encontrar o viajante posso explorar mais os sonhos e vontades dele de forma que os leitores compreendam. Agora, se o viajante é a mesma pessoa que o príncipe, isso não poderei dizer hahaha. Talvez sejam duas faces de uma mesma moeda. Somente um deles poderá andar na canoa sagrada!

      Excluir
  2. Excluído o matéria do matéria? o.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pior que é até meio difícil de explicar porque você leu o Matéria antes do Matéria ser retirado dele! kkkk Mas pra tentar resumir foi assim: num curto espaço de tempo eu percebi que essa ideia de um "livro que sabe tudo" já foi usada em diversos lugares, inclusive uma autora brasileira que eu sigo tinha este objeto lendário em sua história e eu achei que ele foi muito mal utilizado, ficou em segundo lano. Para piorar, eu estava fazendo a mesma coisa!

      Experimentei sumir com o Matéria do livro e não precisei apagar mais do que cinco ou seis trechos. As mudanças foram tão insignificantes que eu precisei de apenas uma hora e meia para sumir com qualquer rastro, e para piorar, tê-lo ou não na história era apenas um capricho, não fazia diferença caso ele fosse excluído. *alerta de spoilers agora!* Decidi então que ao invés do Ralph ter o Matéria em mãos para entregá-lo ao Narrador, ele estará numa busca para encontrar o Narrador. O Matéria ainda existirá no universo do livro, a única diferença é que agora ele não estará mais nas mãos do Ralph. Basicamente isso kkkkk

      Excluir
  3. Lembrei de HP agora, "Abram na página 394" kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até li isso com a voz do Prof. Snape, cara kkkk Mas pior que foi uma coincidência, na hora eu nem me toquei no número, mas teria sido engraçado concluir exatamente na página 394. "Agora vamos estudar lobisomens", haha.

      Excluir
  4. Canas, taí uma coisa na qual sou pouco paciente, revisões. Mas bem, enquanto não saí só melhorias! Pelo menos eu espero...

    Bem, vou aproveitar que estou comentando aqui pra encher o saco e dizer o seguinte: Canas, perdi a folha da Fan Art! O pior é ter de redesenhar tudo mas fora isso tudo tá "de boa".

    Agora a encheção de saco: publica aí, quando estiver com tudo pronto, um pouco do que seria Ralph antes das revisões, algo como uma saga de capítulos e informações canônicas sobre o começo do projeto ou algo assim.

    Por que pelo que entendi da minha junção de comentários e posts da vida, que certas mudanças que fez muda toda e completamente o sentido de certas partes do livro, então seria legal se, em algum momento, você disponibilizasse os trechos originais e versões "beta" dos capítulos que atualmente compõem o livro, isto junto a comentários explicando por quê de certas adições e retiradas, informações triviais e curiosidades sobre alguma circunstância incomum que fez você querer fazer certas cenas. Tipo um "making of". É parecido, de certa maneira com o "Cenas Deletadas" que você planeja, mas com ligeiras diferenças.

    Falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, eu ODIAVA revisar minhas histórias... Foi na época e Sinnoh que aprendi a fazer isso direito, primeiro eu escrevo um texto bem simples numa espécie de brainstorm e só vou jogando as ideias, mais tarde escolho uma madrugada para sentar e lapidar o capítulo acrescentando descrições e mais detalhes às ações. A terceira e última vez é só para revisão. Todos meus capítulos passam por esse processo antes de eu dá-los por encerrado, mas no Ralph eu devo ter lido cada capítulo umas 8 vezes! Eu estava pirando, tanto é que comecei a escrever Ohana Dreams pra variar um pouco nos personagens kkkkkkk Mas é importante, cara, não há uma revisão que faço de minha história sem alterar uma variedade de coisas. São muitas, muitas mesmo.

      Sério que você perdeu? Poxa cara, que pena, eu estava ansioso para ver a Auria comendo alguns biscoitos kkk Pior que outro dia meu primo também estava preparando um fanart e ele deletou o documento, só faltava pintar, aí ele ficou de saco cheio e desistiu kk Mas faz parte, uma hora surge algo!

      Cara, eu adoraria exibir um pouco desses trechos originais! Pior que eu tenho uma boa parte guardada, atualmente o livro se encontra na versão 5.5, mas eu tenho a 1.0 e 2.0 comigo. Cara, se você ler a 1.0 você raxa de rir kkkkkkkkkk A coisa mais interessante que acontecia no primeiro capítulo eram besouros subindo e descendo os coqueiros, eu devo ter falado a mesma coisa umas cinco vezes. Pra você ter ideia essa versão é de 2009, ou seja, antes mesmo de eu me tornar ficwriter. O tempo faz bem para todo escritor kkk A versão 2.0 teria mudanças ainda mais impactantes porque eu estava tentando escrever em primeira pessoa, uma espécie de metalepse onde o narrador participava da trama. Depois disso devo ter apenas a versão 4.0, mas aí as mudanças já não são tão significantes, apenas alguns erros e pontuações corrigidas.

      O bacana do "Cenas Deletadas" é que ele trará os trechos inteiros, às vezes até o capítulo completo, mas vou fazer questão de separar um post especial para mostrar essa versão 1.0 para vocês kkkk Sinto vergonha daquele documento todas as vezes que o abro!

      Excluir
    2. Se tu sente vergonha, então que dizer que a situação é barra...

      Excluir
  5. Ei Canas, umas perguntas. Só por curiosidade... E se não se importar claro. kk

    Quando estás em busca de uma editora para enviares a Obra, optas por editoras 100% nacionais?
    Até agora qual foi a sua ''pior rejeição''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Shii! Não me importo de responder, inclusive fico muito feliz de ajudar com alguns conselhos e opiniões os outros autores que estão atrás da publicação ideal também :)

      Até o momento, só tentei editoras nacionais mesmo. Domino apenas o suficiente de inglês e não conheço bem outras línguas como o espanhol. Mesmo que eu tentasse uma editora de Portugal, a escrita portuguesa muda bastante e a essência do livro poderia acabar se perdendo, não sei se estou pronto para tentar uma publicação internacional, então primeiro vou atrás de algo menor aqui no Brasil mesmo e ver como me saio kkkkkk

      Nossa, acho que já posso colecionar rejeições! kkkkk Devo estar com umas cinco, mas já fui aceito em umas três também, pena que o orçamento ultrapassou o que eu podia pagar na época do contrato... Num geral, na maioria dos casos você só é ignorado ou nunca recebe uma resposta, a maioria manda daquelas automáticas: "Apesar das qualidades e blá, blá, blá... Não queremos você." Essas eu já nem me importo, entendo que essas editoras recebem diversos originais de todos os cantos do país e eles não teriam tempo para lerem todos.

      Acho que a única vez que fiquei bolado com uma rejeição veio na verdade de um amigo muito próximo. Muitas editoras dizem que livros grandes não rola e te sugerem separá-lo em mais volumes. Eu estava comentando disso com esse amigo e ele chegou e me sugerir parar de escrever o Matéria. Falou que eu deveria esperar a história amadurecer para continuar escrevendo, dar um tempo, tentar outra coisa. Talvez não fosse a hora de publicar. Até aí eu entendo, é sempre bom tocar outros projetos... Aí ele chega e me diz: Espera uns 20 anos, até lá você terá mais experiência.

      Eu me senti um completo idiota que não sabe escrever. Nem sei se ainda estarei vivo daqui a 20 anos kkkkkkk

      Isso me chateou bastante, ainda mais vindo de alguém próximo. Não sei se foi pelo fato dele insinuar que eu não estou pronto ou que o Ralph não é bom o bastante, sabe? Bem, mas vou continuar tentando kkkkkk Ele não foi maldoso nem nada, só falou a realidade mesmo, depois disso ouvi vários amigos e gente da área recomendar obras mais curtas também, então admito que estou dando um tempo do Ralph para tentar escrever uma história menor, juntar uma grana, sei lá... :( Mas ainda tenho esperanças de que vai dar certo! Um dia vai.

      Excluir
  6. * Anotando a dica*

    "Há um mito que persegue qualquer leitor mais atento: vírgula e “e” não se combinam. Combinam sim! Existem vários casos de ocorrência da vírgula antes de “e”. [...] Um dos mais comuns é a relação adversativa, contrária, ou então no caso de orações coordenadas formadas por sujeitos distintos."

    Vou atentar-me a isso agora hehehehehe.
    Cada ano que passa eu fico mais curiosa, preciso ler o seu livro! Que ele venha em 2018, amém!
    Um beijo,

    EscritoraCDavid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! 2018 já começou e vou colocar a mão na massa para finalizar minha última revisão e quem sabe já ter o segundo volume pronto (se bem que essa era minha meta 2017 kk)

      Essa pequenas dicas fazem uma baita diferença, nessas horas eu fico feliz de não ter publicado antes, porque provavelmente eu teria deixado muita coisa passar. Agora que terminei o livro "Sobre a Escrita" do Stephen King, estou tentando me livrar do máximo de advérbios, voz passiva e verbos dicendi para dar uma polida na escrita. Eu nem lembrava o que eram essas coisas kkkk Mas já estou sentindo a diferença!

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada