quinta-feira, 23 de julho de 2015

Registrando meu Livro pela Primeira Vez


Diga aí, galera! Hoje venho compartilhar com os leitores a minha experiência em São Paulo para registrar o meu livro antes de começar a enviá-lo para editoras. Seguindo um tutorial bacana escrito pela Débora Santanna, que por sua vez também se inspirou em alguns vídeos da autora Karen Soarele, pude redigir esta postagem com o intuito de ajudar aqueles que também tiveram ou estão com dúvidas nesta etapa inicial de suas jornadas como autores.

O objetivo é o de justamente transmitir da melhor maneira possível as nossas experiências para que todos tenham facilidade em lidar com os imprevistos que aguardam nessa demanda. Aproveito para dizer que sou um iniciante como tantos outros, estou entrando nesse ramo agora, logo, estou aberto para sugestões e correções desde sempre! Tenham uma boa leitura.

PERGUNTA: Por que devo registrar o meu livro na Biblioteca Nacional?

O registro na BN deve ser feito, antes de mais nada, para você proteger todos os direitos de sua obra. Não seria legal ver alguém andando por aí e fazendo uso de algo seu, fica difícil comprovar quem está falando a verdade caso não haja nenhum registro. Provavelmente você já ouviu muitas histórias sobre ideias roubadas, principalmente por conta da tecnologia e a facilidade de acesso na internet hoje em dia. Assim como existem pessoas boas que querem te ajudar também existem as de má índole. Já pensou acontece de sua entrada ser negada em uma editora, e alguns meses depois eis que surge um best-seller exatamente com os mesmos traços que a sua obra? Não seria nada agradável mesmo... É sempre bom estar com uma perna atrás, ninguém quer levar um tombo daqueles quando menos se espera.

No meu caso, o principal motivo de registrar minha obra antes mesmo dela estar devidamente concluída, diagramada e revisada, era enviar para a editora Rocco, que só aceita originais registrados na Biblioteca Nacional. A primeira opção que eu tinha era mandar pelo correio, mas eu corria o risco de lidar com imprevistos e o fator tempo atrapalharia bastante, uma vez que a Rocco estipula prazos para o envio. Por conta disso  fui com a opção de registar meu livro diretamente em uma das sedes da BN, se houvesse algum problema eu poderia resolvê-lo na hora.

PERGUNTA: Eu preciso morar no Rio de Janeiro para registrar uma obra minha pessoalmente?

Parece uma pergunta boba, mas vou admitir que tive bastante dúvidas nesse sentido. O site da Biblioteca Nacional é cheio de informações e páginas a serem clicadas, você precisa gastar um tempo viajando por ele até encontrar tudo que deseja. As informações que eu me deparava só falavam da sede no Rio, e devido a tamanha preocupação e ansiedade minha, tive a impressão de que o único jeito que eu teria de registrar minha obra seria indo para o Rio de Janeiro.

Nada tema, companheiro de escrita! Existem diversas sedes e em vários estados no Brasil, são eles: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco São Paulo e a sede no Rio de Janeiro. Para informações mais detalhadas, clique aqui.

Caso você opte por mandar via correio pode demorar até 90 dias para se ter uma resposta. No caso de editoras com prazo como a Rocco, esses 90 dias atrapalhariam bastante, não? Por conta disso eu decidi ir pessoalmente até um dos postos estaduais. Eu fiz o meu registro em São Paulo, na Funarte, Instituição de apoio e fomento à arte vinculada ao Ministério da Cultura.

PERGUNTA: Teve fila? Foi fácil de encontrar o lugar? Teve algum imprevisto no caminho?

Nem todo mundo está acostumado a andar por São Paulo, principalmente quem mora no interior e não está habituado à cidade grande. Onde eu moro fico a uma horinha da capital, então não tive tantos problemas neste aspecto da distância.

Fui numa quarta-feira de Julho e cheguei por volta do meio dia. Não havia fila alguma e pude entrar na hora. Foi fácil encontrar o lugar, principalmente tendo a Funarte como referência. O local para registro é dentro da própria Funarte. Meu único problema foi o estacionamento, tivemos que dar algumas voltas até encontrar um nas redondezas, mas nada preocupante.


PERGUNTA: Eu esqueci um documento. Perdi a viagem!

Acalme-se, jovem gafanhoto. Minha mãe disse que eu entrei em choque quando a moça da recepção falou que faltava uma coisa. Eu também esqueci um importante documento, que no caso seria o comprovante de residência, mas uma das mulheres que trabalhavam no local me aconselharam a só descer a rua até uma pequena lan house com internet. Lá pude ligar para um familiar e pedir que ele me enviasse o documento ao invés de eu voltar para minha cidade e perder completamente a chance de registrar o livro naquele dia. Você pode acessar qualquer coisa diretamente da internet, ou até retirar uma cópia do RG ou CPF.

É possível contornar os imprevistos, mas, obviamente, é bom que você esteja o mais preparado possível!

PERGUNTA: Meu livro ainda não está inteiramente terminado, o que eu faço?

Hm, aí está uma boa pergunta... Só poderei respondê-la baseado em minha experiência. Há quem aconselhe a ter paciência e só registrar seu original quando estiver tudo prontinho. No meu caso a experiência foi outra.

Minha história estava terminada, porém, não inteiramente revisada e nem diagramada. Ajeitei algumas coisinhas básicas aqui e ali e ficou por isso. Obviamente terei de fazer uma Averbação mais tarde, ou seja, uma atualização de minha obra.

Pude receber o comprovante de entrega na hora, permitindo que eu reunisse os devidos documentos e logo mandasse para a editora Rocco antes do prazo terminar. No caso da Rocco, ela não requer o envio imediato da obra, eles antes fazem uma análise da sinopse bem como 10 páginas de sua história a seu critério. É como se você tivesse uma ideia que ainda está apenas no brainstorm, só que precisa urgentemente que ela seja guardada e protegida enquanto você continua trabalhando nela. Fica a seu critério!

PERGUNTA: O que vou precisar levar?

Atente-se principalmente aos seguintes documentos:

ü Cópia do RG, CPFcomprovante de residência;
ü O GRU (taxa de R$ 20,00 para livros de pessoa física), pago e anexado ao comprovante;
ü Sua obra impressa, numerada e rubricada (sim, todas as folhas!);
ü Formulário da Biblioteca Nacional preenchido.


REGISTRANDO SUA OBRA NA BIBLIOTECA NACIONAL

Siga o passo-a-passo que a Débora Santanna fez e que muito me ajudou nessa viagem. Vou acrescentar apenas algumas coisinhas e comentar outras, é muito importante ouvir o máximo de opiniões possíveis. Para maiores esclarecimentos acesse o EDA da Biblioteca Nacional e siga em frente!

1º Passo - Prepare a sua Obra

Verifique todos pequenos critérios antes de registrar a sua obra. Quando levei a minha, a capa era como esta vista ao lado:

Não existe nenhum padrão ou norma de como sua capa deve ser feita, mas a minha foi dessa maneira e não reclamaram. Por conter mais de 400 páginas eu decidi encadernar, mas a moça da recepção falou que na realidade o livro devia ser avulso, sem encadernação, então atentem-se a isso!

Todas as páginas devem estar numeradas, e depois você deve rubricar uma por uma! (Rubricar não significa assinar, é apenas um visto rápido no canto da folha). E não se preocupe, não é uma tarefa que vai levar duas horas, é um pouco maçante mas você  vai estar tão ansioso que nem perceberá  tempo passar!

Diferente do que é dito em alguns lugares você não precisará pagar por página, os valores para registro são fixos e você confere uma lista completa clicando aqui.

2º Passo - Pague a GRU

GRU é a abreviação para Guia de Recolhimento da União. Clique aqui e gere um boleto, só precisa inserir seu nome, CPF e o valor de R$ 20,00.

O site vai gerar um boleto que você deve pagar no Banco do Brasil. Olha, nesta etapa ouvi de pessoas que quiseram pagar pela internet e outras que foram na boca do caixa, como eu. Eu preferi fazer o pagamento direto no banco para não ter desculpa do dinheiro não ter caído ou qualquer outro imprevisto que sempre acontece quando menos esperamos.
Leve o comprovante de pagamento, grampeado na guia já paga.

3º Passo - O Formulário

Você deve ter visto no site da Biblioteca Nacional que é preciso preencher um formulário. O Requerimento de Registro ou Averbação é um formulário que você deve completar e entregar junto com todo o resto. Clique aqui para imprimi-lo e preencha-o a mão.

Veja bem, é importante realçar o fato de que tenho mais de 18 anos, logo o processo foi diferente pois não foram necessários os documentos de um requerente para acompanhar. É tudo bem simples e prático, quando você vê o formulário a primeira vez chega a pensar que se trata de uma daquelas provas de matemática indecifráveis, mas há muito pouco a ser feito. Segue abaixo em vermelho as áreas que você terá de preencher caso você próprio vá fazer o registro. Não leva nem dez minutos, e não se trata de nenhum bicho de sete cabeças que vai continuar crescendo para te atormentar.

   

4º Passo - Enviando a Obra

Uma das informações que mais me ajudaram no post da Débora Santanna é que ela também queria enviar seu original para análise na Rocco. É como se nós dois desejássemos o mesmo objetivo, apenas em datas e lugares diferentes.

Você pode escolher entre enviar pelo correio ou pessoalmente. Se for mandar pelo correio só é permitido na sede do Rio, mas como eu fui pessoalmente, então segui para o endereço de São Paulo.

Entregar diretamente em um dos postos é recomendado porque assim você recebe o recibo que lhe permite já enviar para as editoras sem problemas. Outro fator muito importante é que caso haja alguma documentação faltando ou errada, eles já avisam. Dessa forma não seria necessário esperarr 90 dias para ter uma resposta negativa, certo?

Parabéns! Sua obra está registrada!

Mas não pense que sua aventura terminou, na verdade ela está apenas começando. É hora de enviarmos nossos originais para as editoras e torcermos pelo sucesso, afinal, se estamos enviando é porque temos certeza que estamos dando nosso melhor, e que o mundo nos receba!

ATENÇÃO: O modo e o sistema de fazer o seu pedido de registro ou averbação e serviços correlatos no EDA/BN sofrerão mudanças! Um novo software de registro do EDA entrará no ar em breve. Todos os usuários dos serviços EDA deverão fazer seus pedidos a partir do novo sistema a partir de sua implantação. O aplicativo via internet estará disponível online no site www.bn.br/eda e exigirá que o usuário se cadastre para realizar suas solicitações de serviço ao EDA/BN.


  2 comentários:

  1. Mal posso esperar pra pegar das estantes :v

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  2. Bem útil! O meu registro chegou esse ano, fiquei bem feliz de ter pelo menos registrada ahaha

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