sexta-feira, 15 de abril de 2016

2 º Revisão Concluída!


No dia 14 de Abril de 2016 registro a conclusão da segunda revisão do livro! Eu costumo chamá-la de versão 3.0 porque de certa forma é a terceira vez que sento para ler o livro inteiro  a primeira foi quando o escrevi e distribui as ideias entre os anos de 2012 e 2015. Dessa vez o número de páginas não alterou muito, fomos de 423 para 433, mas é notável a quantidade de conteúdo que foi excluído e também acrescentado.

Como cheguei a conversar com um leitor nos comentários, foram mais de 60 páginas excluídas só de descrições mal formuladas e diálogos desnecessários. Dentro dessas 60 páginas também foram retirados dois capítulos que não apresentavam nenhuma mudança significativa, o primeiro intitulado "Entre Crianças" que seria um Capítulo 12.5; e o segundo "Criatura das Profundezas" que trazia uma luta épica contra uma Lula Gigante (monstros marinhos são fodas!), que seria o Capítulo 36.5. Aos curiosos,  após a publicação do livro pretendo trazê-los ao blog como um cenas deletadas.

Tendo retirado dois capítulos desnecessários, ganhei espaço para criar um novo arco inteiro, que foi onde entraram os atuais capítulos 24 e 25: "Seus Amigos?" e "Proteja-me". Pude aproveitar para explorar alguns personagens que precisavam de mais desenvolvimento, além de abrir uma brecha para falar do passado deles, o que era de suma importância e eu vinha ouvindo opiniões de que estava faltando. O resultado o tornou um de meus arcos favoritos.

Olha só a diferença de cada versão! Primeiro impresso em folha sulfite e com a tinta preta quase acabando, depois vieram mais alguns capítulos e foi aumentando, e aumentando... até termos o Matéria de quase 430 páginas no word! Céus, espero que não ultrapasse as 500 no formato final do livro...
Eu diria que esta foi a minha revisão mais importante, porque é a hora em que a pedra bruta começa a ser lapidada para tornar-se um diamante. Melhorei muitos diálogos e mensagens importantes, além de eliminar TUDO que me incomodava (eu não poderia publicar um livro e ter aquela cena ingrata que me perseguiria até o fim da vida... sério, eu ficaria sem dormir só de lembrar).

A Star-chan, uma amiga ficwriter de longa data, está sendo uma de minhas betas e tem me ajudado muito nessa jornada. É sempre bom ouvir opiniões, alguns capítulos foram inteiramente reformulados, trouxemos mais shippings,  romance e sintonia entre os personagens, afinal, eu e os personagens estamos mais próximos do que nunca. Sem contar que é apenas a terceira pessoa que leu o livro inteiro, mas o feedback continua sendo muito bom!

Provavelmente ainda teremos uma revisão 4.0 vindo da editora, mas no meu atual nível não há mais o que fazer. Eu teria que contratar os serviço de algum profissional, mas fico tranquilo em concluir o documento e pensar: eu dei o melhor de mim.

E a busca pela editora continua!

Por fim, enviei também o meu original para três outras editoras: A Editora Modo - Selo Novos Autores, Editora Wish e a Novas Páginas. Dessa vez julguei que fosse melhor enviar mais de uma, não porque quero atirar para todos os lados e só depois ver o que acerto, preciso de orçamentos, médias e serviços. Uma dica como autor é que você nunca pode se desesperar, não dá para sair assinando um contrato logo após recebê-lo e achar que tudo vai se resolver. É preciso sentar e conversar com seus pais, as pessoas ao seu redor, e principalmente, ouvi-las! Terminar o livro é só uma das fases. No final a decisão é sua, e você sabe melhor do que ninguém seus limites e o que é melhor para si próprio.

Obrigado pela torcida e todo apoio que me deram no lançamento de meus capítulos inaugurais! Continuem de olho aqui no blog, vamos continuar seguindo nessa longa aventura!

  4 comentários:

  1. Uhul, to vendo que vai ser um livro mt emocionante pelo jeito que vc fala <3 boa sorte cm esses contratos moço Canas ^u^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por todo apoio, companheiro! Ah, até um tempo atrás eu estava bem receoso quanto ao roteiro, mas depois de ouvir algumas críticas de amigos próximos e lançar os três primeiros capítulos aqui no blog posso dizer que já me sinto muito mais seguro e em harmonia com a história.

      Por mais que eu tenha criado o Ralph em 2005 foi como conhecê-lo pela primeira vez de novo quando comecei a escrever no formato de livro. Eu ainda o estava descobrindo como meu verdadeiro protagonista, pois que a verdade seja dita: o Ralph era quem eu mais odiava kkkkk Sério, nunca gostei de meu próprio personagem principal, e isso não poderia continuar. Após toda uma reformulação temos aqui um personagem que adoro trabalhar, versátil, gentil e amável. Sinto que ele ainda poderá conquistar muitos corações :3

      Vamos lá com esses contratos, agora vai! kkkkkk Na pior das hipóteses, posso ter uma boa média de valores e preços antes de decidir minha editora final.

      Excluir
  2. Palavras de uma beta que surtou quando lhe foi oferecida a oportunidade: O livro tá perfeito, cada revisão valeu muito a pena e cada esforço seu será recompensado :)
    Eu realmente quero agradecer por ter confiança em mim, eu sei que li Matéria em menos de duas semanas e tive que adiantar sua revisão kkkk

    Fico feliz também por fazer parte(mesmo que mínima) dessa história, eu vou ficar muito orgulhosa quando pegar o livro na mão e dizer: "Foi um amigo meu que escreveu"
    Enfim, bro, agora, depois de tanto trabalho e tanta revisão, eu espero que alguma editora bata na sua porta e se interesse pelo seu livro, daqui pra frente é só sucesso <3

    ~Star-chan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que todas essas longas revisões não passam de uma pequena parcela no processo completo, acho que ainda terei que ler esse livro umas duas vezes kkkkkk Eu é quem agradeço por sua dedicação em acompanhar a história e me animar dizendo um pouco de tudo aquilo que gostou, amou ou odiou kk É o contato mais próximo que tenho com a opinião dos leitores, então por hora sinta-se a responsável por construir muito do que esses personagens virão a ser!

      Estive conversando com um tio meu e ele sugeriu que eu publicasse o livro primeiro digitalmente no Clube dos Autores ou um desses outros lugares, e depois caso a recepção seja boa que eu utilize dos recursos para a publicação física. Acho que vou esperar a resposta dessas três editoras, mas caso tudo dê errado, tento investir nessa ideia pelo menos para que eu possa continuar seguindo a trama, escrevendo novos capítulos e supports sem precisar me preocupar com um lançamento distante.

      Enfim, é uma viagem longa, mas sinto que estamos perto de atingir algum lugar, pelo menos kkkkkkkk Nos vemos por aí :)

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada