terça-feira, 3 de julho de 2018

Capa Oficial CONCLUÍDA

Já faz muito tempo que estou trabalhando nesse projeto, mas nunca antes senti que ele chegou tão perto de se tornar real. A primeira postagem do Reino de Sellure aconteceu lá em Abril de 2015, mas eu comecei os rascunhos do Matéria ainda em 2014. De lá para cá muita coisa mudou, fiz melhoras enormes que não teriam acontecido se eu tivesse publicado às presas, às vezes quase perdi as esperanças, mas sempre que sobrava um tempinho eu dava aquela polida que a história precisava. Agora sinto que nossa pequena jóia está perto de seu estado final.

No mundo literário, é sempre um alvoroço quando um livro divulga sua capa. A capa é a porta de entrada do leitor para uma obra, é o que fará seu produto chamar atenção dentre tantos outras na prateleira e cada detalhe é importante, desde o acabamento, a textura, sinopse, qualidade das imagens; tem muito livro que se vende só pela capa e, para ser sincero, eu não achava que estava a altura de ilustrar meus próprios personagens. É a mesma coisa quando falam que um médico não deve tratar um familiar durante uma emergência, o valor emocional bate muito forte e ele pode acabar fazendo besteira. Por isso coloquei meus personagens aos cuidados da Lúcia Lemos, que fez esse trabalho impecável com o projeto como um todo.

Uma das minhas maiores preocupações em contratar uma editora para assumir meu livro era que ela acabasse tendo um controle maior do que eu. Já ouvi histórias de outros autores que precisaram ceder a uma capa mal feita porque o capista já estava de saco cheio dela, mas que culpa o autor tem se o trabalho não atingiu suas expectativas? Também não sou fã de fotomontagens, nem daquelas capas de fantasia genéricas com um protagonista de costas olhando para um cenário. Eu queria que minha capa transmitisse toda a essência juvenil que quero atingir com meu público, eu queria que os leitores conhecessem meus personagens antes mesmo de abrirem a primeira página.

Deixar seus personagens nas mãos de outra pessoa é sempre um desafio, você não sabe se o artista conseguirá captar todas as características deles, mas um dos motivos de eu ter procurado a Lúcia foi porque eu já havia visto o trabalho dela e sabia que ela faria algo esplêndido. Além de designer ela é também escritora de fantasia, seu primeiro trabalho, Aika - A Canção dos Cinco, me introduziu ao seu portfólio pelo qual me apaixonei logo de cara.

Um dos protótipos da capa era vermelho, mas quem me conhece dos tempos do Aventuras em Sinnoh sabe que o azul me representa até na vida real. O couro vermelho é um clássico, mas o azul traz uma sensação tão suave e harmoniosa; o vermelho é mais agressivo. E eis que surgiu a ideia de fazer cada capa das sequências com uma cor diferente, então não custa nada guardar o tom avermelhado mais intenso para quando começar a guerra de verdade, não? Outro sonho meu de infância era ter um livro com capa dura (mas que autor consegue uma coisa dessas no Brasil?), então simulamos um efeito com textura para remeter a esse estilo, como as obras de Andrew Lang e seu"O Fabuloso Livro Azul" e sequências que inspiraram até mesmo Tolkien em sua juventude.

Com a capa entregue, faltam mais três etapas - ilustração, diagramação e impressão.
É, meu povo, agora ninguém segura!


Versão definitiva da capa de Matéria - Espada de Madeira



  9 comentários:

  1. Faz um tempo que vejo teu trampo, e fico feliz de ver que ele tá quase concluído, é legal ver que o seu livro conseguiu uma capa com uma qualidade muito boa, o trabalho ficou muito bem feito, a Lúcia foi uma escolha excepcional e eu só tenho coisas positivas a dizer ao trabalho dela, parabéns a você pela conquista e a ela pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado jovem Donnel, sua presença por essas terras sempre foi essencial! É o que falei para a Shii e o Sir outro dia, vocês são a trindade que acompanhou essa minha jornada por Sellure e, apesar da demora, continuaram me apoiando. Fiquei surpreso com o resultado da capa, postei no meu face e até uma galera que estudou comigo no colegial veio comentar kkk Eu espero que o livro alcance novos públicos, mas sempre rola um carinho especial pela galera que acompanhou a trajetória desde os primeiros passos :')

      Excluir
  2. YEAH DUDE, I'M REALLY REALLY REALLY CLOSE TO THE FINAL STEP NOW! With the cover done, an artist friend is working on all the illustrations that will feature inside (about 30!) then I'll have to prepare the document and all images before printing something like 100 copies, AND IT IS DONE!

    I'm really happy to see you here dude, even thought portuguese is a strange language you always show so much entusiasm with my progress, that motivates me. I can barelly wait for the final release :3

    ResponderExcluir
  3. The illustrations are going to be amazing, I'm asking commissions from other artists to draw my characters and I myself will make one or two, but the best part is to see them in other people styles.

    I'm still not taking pre-orders, but I have a friend here from Portugal and I looked at the prices to send a copy, it's not that expensive as I thought, I think I could send one for you too! You would be the first foreigner to have one of my books, I would gladly draw something special inside for you too man ;-;

    ResponderExcluir
  4. Yes! It's amazing what other artists can bring out in another's characters and how it can help flesh them out.

    Oh that's awesome! Glad to hear it won't be too much a hassle in terms of cost.

    WHAT
    WHAT
    WHAT
    WHAT
    WAHT
    I AM NOT WORTHY

    ResponderExcluir
  5. Agora sim heim! hahaha
    Parabéns, Nícolas! A capa ficou linda! :) Vai ser capa dura? Quando publicar por favor me avise que vou querer o meu hahaha
    Eu já terminei a capa do meu também. Gostei muito do resultado, mas só vou divulgar quando tiver tudo certo com as outras etapas e um pouco mais próximo da publicação. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera fosse capa dura, mal juntei grana pra imprimir 100 cópias e estou no dilema se começo com 200 :') kkkkk Acho que as capas duras vão ficar para um sonho futuro, me contento por ora com um papel pólen bonitão e uma impressão de qualidade.

      Pô, não sabia que já tinha concluído a sua também, mandou ilustrar ou foi fotomontagem? Vou ter que ficar na ansiedade por enquanto então, mas fico feliz que sua história também esteja andando, é sempre bom compartilhar essa ansiedade com outros autores kk Minha ideia era segurar até ter algo mais concreto, só que aí não me aguentei haha Bom, agora é correr pra ter esse livro em mãos o quanto antes, não? :)

      Excluir
    2. Nossa, ficaria excelente o seu livro em capa dura , ainda mais com essa ilustração da capa hahah As vezes você imprime 1 em capa dura só pra você mesmo hahaha

      A minha capa foi ilustração também. Eu gostei demais, já até pensei nas capas dos próximos livros de acordo com essa hahaha E eu gostei por ser algo que eu não vejo tanto nos livros de fantasia atualmente, que geralmente são os personagens principais e um cenário de fundo(eu gosto desse estilo, até pensei em fazer também haha mas a capista me apresentou umas ideias bem diferentes). QUanto as ilustrações no miolo do livro eu gostaria muito de fazer, mas não sei se será possível devido ao orçamento.

      Sim, agora é trabalhar para que tudo esteja pronto para a publicação haha

      Excluir
    3. Uma edição de luxo de capa dura seria irada hein, vamos chamá-la de Royal Special Deluxe Collector's Edition & Knuckles que só o autor possuirá haha

      Show, legal que a sua foi ilustrada, dá uma identidade tão única pro projeto, ainda mais quando é fantasia! Pior que eu sou meio contra essas capas com personagens de costas olhando para um cenário no fundo, é a primeira coisa que todo mundo pensa e como designers nossa função é ir além, não? kkk Espero poder dar uma olhada nela em breve.

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada