segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Antes do Começo #7 - Curiosidades

O Ralph esteve presente durante grande parte de minha vida. Eu o inventei em 2005 quando tinha apenas 11 anos, e hoje tenho 29. A ideia de que aquelas historinhas bobas iriam virar um livro nunca me passou na cabeça, afinal, eu queria mesmo era fazer um mangá ou uma HQ. O livro como o conhecemos só começou a tomar forma lá para 2014, para só ser publicado em 2019. Então, Matéria é uma coisa relativamente nova na minha vida, mas o Ralph continua sendo a chave que inaugurou esse mundo tão importante para mim.

A verdade é que provavelmente ninguém nunca vai se importar tanto com minhas histórias quanto eu. Escrevo essa postagem como um lembrete das minhas ideias da infância, e às vezes me pego sorrindo ao pensar como evoluí até se tornarem o que são hoje.

Tenho uma avó com Alzheimer, e às vezes me pergunto se há chance de eu desenvolver essa doença. É difícil ver alguém perdendo a memória a ponto de se esquecer quem é, mas livros são instrumentos mágicos, e eu espero que eles estejam aí para lembrar pelo menos que eu estive aqui, eu existi. Já estou em uma idade em que, penso eu, não serei mais capaz de inventar nada grandioso ou inédito. Talvez o Ralph seja a minha última contribuição, o que não é grande coisa. Mas tento me conformar com o que criei, porque essa é a minha história.
A imagem desse convite foi do meu aniversário de 13 anos, e minha irmã fez essa montagem em uma época onde ninguém sabia mexer muito bem com programas de edição. Eu ainda o guardo como um tesouro precioso, e penso que mais ninguém no mundo vai ter uma festa temática de Matéria.

Então, Sr. Canas Ominous do futuro, seja menos duro com você e não se esqueça que fez coisas muito legais. Pode não ser o bastante, mas é o suficiente por ora. Com carinho, 





#1  Curiosidades sobre os Gibis que Ninguém Nunca Leu

Eu cheguei a terminar poucos gibis durante a infância. Por mais que não possuam uma história concisa, eles serviram de base para a personalidade dos personagens e tudo que viria depois. Dá para separá-los em volumes, sendo eles:

  • Vol. 1 - Oráculo dos Gêmeos
    • O primeiro gibi que começou tudo numa tarde de sábado. Contava a história de um garoto que estava curtindo uma música com a garota que gostava, e de repente ela é sequestrada por um furacão (que nem no Mágico de Oz). Ele então sai para resgatá-la, faz novos amigos, enfrenta a sua sombra (que na verdade era seu irmão gêmeo) e se esquece completamente de salvar a amiga.
  • Vol. 2 - Oráculo dos Sonhos
    • Provavelmente a sequência que ninguém pediu. Esse volume é uma viagem total sem nexo, com alienígenas sequestrando Lesten, o retorno de Raegar malvadão repetindo as mesmas maldades, para no fim tudo ser apenas um *pasmem* SONHO!
  • Vol. 3 - O Segredo das Pérolas
    • Essa é a minha história favorita, e a que me lembro de ter colocado mais esforço. Foram meses trabalhando em dois volumes que serviriam de base para o Livro 1 de Matéria. É aqui onde somos introduzidos à Ordem do Selamento e o universo de Sellure como o conhecemos atualmente. É de longe minha história mais importante.
  • Vol. 4 - O Oráculo das Garotas
    • Outra história super esquisita que nunca foi terminada. Basicamente, todos os personagens descobriam que existia uma versão feminina sua, e aqui nasceu Diana e Lydia como as namoradas de Raegar e Raito. Todos os tótines da Ordem também tinham versões femininas, mas elas acabaram sendo descartadas por não passar de um genderbend.
    • Da mesma forma que Auria foi criada para ser o "oposto de Ralph", suas irmãs surgiram como cópias de Dark e Light. Diana se chamaria Darkness, e Lydia seria Lightness.
    • Para a época que foi escrita, foi aqui onde surgiu a versão do Ralph mulher que serviu como base para Half. Particularmente, sinto que isso foi muito à frente de seu tempo.
  • Vol. 5 - O Segredo das Conchas
    • Esta deveria ser a nova grande aventura depois do Segredo das Pérolas. Ralph e seus amigos são pegos por uma tempestade no oceano e acabam indo parar na Ilha das Conchas, um local que ficou parado no tempo e as pessoas ainda vivem como há mil anos atrás. Eles teriam de derrotar um megalodonte gigantesco para libertar os habitantes locais de seu domínio. Ah, e o megalodonte fala! Sendo sincero, teria sido uma história bem legal.
  • Spin-off - A Bruxa de Blér
    • Um gibi completo que era uma cópia de uma história da Turma da Mônica. Eu fazia isso com muita frequência, e acho que aprendi bastante sobre expressões copiando os personagens da turminha. Era só uma comédia divertida, mas ainda aprecio o meu comprometimento em desenhar até o fim.
  • Spin-off - Uma Rede no Meu Quintal
    • Outra história baseada na Turma da Mônica. Foi a primeira a ilustrar apenas os tótines da Ordem. Mais tarde se tornou um Support Conversation pelo qual carrego um carinho especial.
  • Spin-off - A Mansão de Lesten
    • Uma das histórias mais doidas da saga, e talvez a última. Foi baseada em Luigi's Mansion, e o mais surpreendente é que quem desenhava era a Litos, minha irmã mais velha.
    • O protagonista era Lesten, mas Facade também o acompanhava. Depois de ganhar uma mansão por qualquer motivo que seja, eles descobriam que Ralph tinha sido sequestrado por fantasmas. Lesten então vai atrás de seu amigo e acaba descobrindo que todos os outros personagens também tinham sido capturados. Era uma comédia total, e talvez a primeira vez que Lesten mostrou um lado folgado, delinquente e egoísta. Foi um dos meus primeiros personagens a realmente mostrar uma personalidade negativa, por assim dizer.

#2  Curiosidades de antes do livro

  • Por muito tempo Matéria foi chamado de "A Lenda da Espada" ou apenas "RALPH", tudo em maiúsculo.
  • De volta a 2014, o livro teve de ser totalmente alterado porque a história era narrada em primeira pessoa pelo Narrador, um personagem que os acompanhava se disfarçando de outros personagens. Foram excluídos cerca de 25 mil palavras da primeira versão, que contava com 158 mil palavras e 432 páginas sem ilustrações. Grande parte desses trechos perdidos se encontram nas Cenas Deletadas.
  • Uma versão de 2009 foi descartada porque o projeto estava tão ruim que não tinha salvação (isso foi antes de eu descobrir o que eram fanfics). A história começava com Ralph e seu besouro de estimação chamado Jujuba e alcançou somente 14 páginas ( o que na época parecia muito).
  • Quando criança, eu insistia em começar minhas histórias das partes que eu mais queria escrever, ignorando completamente o início. Imagine como seria uma trama se eu pulasse diretamente para a guerra que acontece no Livro 3. Sim, foi isso que eu fiz. Ficou horrível, e por isso guardo esse arquivo nas profundezas do meu notebook. O título seria The Battle for Minas Tokay.
  • Quando criança eu juntei todos os capítulos do gibi O Segredo das Pérolas e fotografei cada quadro para montar um pequeno curta-metragem no movie maker, com direito a efeitos e trilha sonora. Infelizmente tais arquivos se perderam há muitos anos.
  • Uma das maiores fontes de inspiração para a trama das Pérolas Sagradas foi Paper Mario 64. Você pode perceber a seguinte sequência dos guardiões: Bill, Tootie, Elma, Bernard, Aedan e Elice fazem alusão aos chefões do game — Koopa Bros, Tutankoopa, Tubba Blubba, General Guy, Lava Piranhae Crystal King.

#3 – Curiosidades sobre os Personagens

  • A primeira letra do nome dos integrantes do grupo de Ralph formam o seu nome — R.A.L.P.H. (Ralph, Auria, Lesten, Peter Lee e Hayley).
Esta é a origem do nome dos personagens principais:
  • Ralph – É o nome do aventureiro que protege Nayru em The Legend of Zelda: Oracle of Ages;
  • Auria – Como o nome original da personagem era Aleafar, eu queria que ela começasse com a letra A. Acabei escolhendo Auria por puro gosto, e gostei de seu significado como "coberta de ouro", uma alusão ao seu berço de ouro na Família Mercer;
  • Lesten – É provavelmente o nome mais difícil de dar uma origem. Eu sinceramente não me lembro de onde surgiu, nessa época eu gostava de inverter nomes de trás para frente e misturar letras, mesmo assim, Netsel não me remete à nada;
  • Peter Lee – Seu nome original seria Brandon ou Brendan, mas como Brandon Lee é o nome do falecido ator filho de Bruce Lee, optei por alterar;
  • Hayley – Ela foi criada especialmente para os livros, mas inicialmente seria um gecko marginal parceiro de Lee nas ruas. Quando decidi que uma personagem mulher que atuasse como curandeira e fosse doce e gentil equilibraria mais o grupo, acabei escolhendo Hayley por conta da cantora Hayley Williams, vocalista do Paramore que era a banda preferida da garota que eu gostava na época da escola.
  • Quando criados inicialmente, a Ordem do Selamento era composta por sete integrantes. Elice guardaria a última pérola — mais tarde ela foi incluída junto de Aedan — mas a sexta pérola seria protegida por um tótines chamado Theodore.
  • De acordo com o Grande Livro das Anotações Irrelevantes, o sobrenome de Ralph seria Aurion. Já em Matéria, o seu sobrenome nunca é citado.
  • Auria começou a mudar drasticamente como personagem entre 2013 e 2014, onde depois de passar anos escrevendo o Aventuras em Sinnoh eu finalmente aprendi a escrever mulheres. Foi um longo aprendizado, e eu me orgulho muito de ter chegado no ponto de Auria se tornar uma das personagens favoritas dos leitores.
  • Nos gibis, Lesten recebeu a sua cicatriz após enfrentar um verme gigante que mais tarde se tornaria os Aukalaka no livro. Mas a cicatriz hoje é tão irrelevante que até eu me esqueço dela. Já outra versão — que supostamente seria a oficial para o livro — Lesten estaria brincando com seu irmão quando bateu a cara em uma árvore. Ele então passa a mentir que a conquistou enfrentando um monstro gigantesco.
  • Nos primeiros planejamentos o sobrenome de Auria seria Melody. E nas palavras do Grande Livro das Anotações Irrelevantes: "ela sonha em tornar-se a princesa que é salva pelo príncipe encantando. Ela cozinhava bem e usa um arco de madeira". Bem parecido com a versão atual, não acham?
  • O nome dos irmãos de Ralph seria Dark e Light. Dark tornou-se Raegar, e Light virou Raito. Os três agora começam com a letra R.
  • Facade inicialmente era um dos três companheiros mais importantes de Ralph. Um dos planos originais era que ele continuasse a acompanhar o garoto pelo mundo viajando em seu bolso, mas não haveria muita serventia em tê-lo por perto. Sem contar que nos gibis ele era gigantesco, um rosto flutuando de mais de dois metros!
  • Kitani, a gata de Raegar, seria uma importante personagem e uma de suas abençoadas. Ela tinha o poder de se transformar em uma garotinha humana com poderes mágiocos. Não sei dizer por que ela foi descartada, mas até que seria uma boa ideia para um support!
  • A Profª Clover inicialmente seria uma das principais companheiras de Ralph. Ela era uma feiticeira de 15 anos, mimada e insegura, filha de pais ricos e influentes que sonha em fugir de sua mansão e viver grandes aventuras. Ironicamente, este se tornou o plot de Rebecca no Livro 2.
  • Na época dos gibis, Aedan (ou Firetines como era conhecido) na verdade era mudo. Mas antes disso ele foi um dos primeiros tótines a ter sua própria personalidade, ganhando a reputação de alguém respondão e arrogante, mas isso rapidamente fez com que meus amigos gostassem dele.
  • Um dos grandes vilões da história seria uma das sombras de Ralph chamada Revenge Sinner. Ele seria o vilão final do Arco do Unferis. Revenge era literalmente uma cópia de Ralph que deu errado e fugiu do escritório do Narrador, buscando uma maneira de substituí-lo como protagonista.
  • Rudsi teve diversos nomes antes de voltar para Rudsi, que foi a escolha preferida desde o começo. Dentre as opções estavam Whisper, o Fantasma Rei, Wizard-Tokay King, além de Witikay, Steamko e Benton.

  2 comentários:

  1. Amo estas curiosidades e anotações sobre ideias antigas! Muito obrigado por partilhar!

    Espero um dia termos acesso a leitura desses gibis! Eles devem ser um grande tesouro, mesmo que o livro tenha saído diferente, a presença deles foi uma parte super importante em todo o processo. Gosto muito de pensar assim sobre esse trabalhos mais antigos, apesar de não passarem de coisas vergonhosas que temos guardadas e não queremos que ninguém veja... nunca mais kkk

    Por algum motivo eu pensava que a cicatriz no olho do Lesten tinha sido feita pelo Dumag quando o Lesten o confrontou na Parte 2 do Capítulo sobre o seu passado, mas realmente, a arvore ai descrita é bem mais plausíveis!

    Muito obrigado por partilhar este tipo de material, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Shii! Também adoro curiosidades, pensei que não houvesse muitas para compartilhar, mas quanto mais eu pensava mais eu me lembrava de coisas esquisitas de quando eu era criança.
      Acho que depois vou fazer uma postagem mostrando alguns dos rascunhos dos personagens que nunca compartilhei, de quando comecei a planejar a nova aparência deles nos livros. Chegou o momento de vocês conhecerem o Grande Livro das Anotações Irrelevantes kkkkkkk Eu adoro compartilhar trabalhos antigos, mesmo os vergonhosos, temos muito a aprender com eles!

      Ah, a cicatriz do Lesten foi feita pelo Dumag nesse especial como você se lembra mesmo. A da árvore foi só uma ideia descartada, mas combinaria porque o Lesten sempre teve fama de mentiroso kkkkk Até eu me esqueço da cicatriz dele, virou só um "acessório" pra tornar o personagem um pouco diferente.

      Excluir

Menu Principal






Menu Secundário






Estatísticas




POSTAGENS
COMENTÁRIOS
Tecnologia do Blogger.

Comentários Recentes

Companheiros de Aventura

+ Lidas da Temporada