Sobre Tótines: A Magia em Sellure
ANTES DA HISTÓRIA...
Qualquer um que conheça um pouco de jogos e RPG deve saber que os Slimes estão entre as criaturas mais fracas que qualquer aventureiro se depara em sua jornada. Quando foram criados, os tótines não passavam de pequenas bolinhas com olhos grandes e expressivos, geralmente vestindo um acessório típico e com a clássica boquinha que muita gente usava nos tempos do MSN quando achava alguma coisa fofa. No caso, essa aqui :3
Os tótines evoluíram muito desde que o livro começou a ser planejado. Naquela época era ainda mais fácil identificá-los, porque todos os nomes terminavam assim — Firetines, Cristaltines, Generaltines, Tutantótines — não daria para levar a sério um grupo de vilões que tivessem esses nomes e aparência. Lembro que adaptá-los do zero foi um dos meus principais objetivos quando Espada de Madeira ainda estava nos esboços iniciais.
Atualmente, os tótines se tornaram uma raça complexa e com sua própria história, tendo sofrido perseguições e oferecendo uma gama de poderes que trazem todo o misticismo que Sellure precisava para se tornar uma história de fantasia completa.
ABENÇOADOS PELA MANA
O nome tótines surgiu pela importância compartilhada entre esta raça e os totens. Segundo o totinismo, acredita-se que a alma de uma pessoa possa ficar presa no plano terrestre quando há pendências a serem resolvidas, dessa forma, disseminou-se o hábito de carregar objetos que pudessem ter algum significado para seu portador — colares, talismãs, braceletes, brinquedos, quadros, armamentos, etc. — tais itens passaram a serem chamados de Amuletos Sagrados. Embora se trate de um costume antigo, cerca de 80% dos tótines ainda são praticantes desta religião.
A origem dos tótines vem desde o tempo dos Três Heróis que tiveram seus desejos realizados por uma divindade. Nas palavras do Narrador, o pedido de Armora Defesa foi que seu povo pudesse "receber poder para nunca mais ser oprimido". Dizem que as divindades ficaram muito admiradas com um pedido tão nobre, e com isso, concederam o dom da magia que deu origem à mana no Reino de Sellure. Por conta disso, os tótines possuem a aparência de humanos normais, mas seu corpo é mais sensível às energias do universo, permitindo assim que controlem elementos e se transformem.
"Nas aulas básicas da escola, toda criança aprendia o significado da mana e a importância de tudo que os cercava; fogo e água são forças de uma fonte inesgotável por onde magos e feiticeiros extraíam seu poder. Através dela, os tótines eram capazes de exercer controle sobre seu corpo e alterar de forma, controlar elementos e alguns até geravam essa energia para si próprio após absorvê-la em grande quantidade." — Capítulo 17 - Espada de Madeira.
A magia dos tótines é separada em três divisões, também conhecida como Tríade Mágica dos Tótines.
- Domínio – Um dos poderes primários. O elemento do usuário é definido desde o nascimento, uma aptidão inata. Alguns são mais raros do que outros, como o controle de luz ou trevas;
- Manipulação – O tótines é capaz de manipular o seu elemento e usar sua criatividade. Um usuário de fogo de nível básico, por exemplo, não se queima e possui maior resistência ao calor, mas não pode gerar fogo; já um usuário avançado é capaz até mesmo de alterar a temperatura de uma região ou causar tempestades;
- Transformação – Todo tótines consegue se transformar em alguma coisa viva ou animal. Todavia, este poder tende a ser visto como um tabu em certas partes do reino, e muito tótines se sentem envergonhados por não possuírem uma transformação da qual se orgulhem. Dizem que quanto mais forte a magia de um tótines, mais inútil ou embaraçosa será a sua transformação.
SELOS, A MAGIA AO ALCANCE DE TODOS
"Ela se dá através da mana, uma energia emanada por todos os seres vivos. Apenas os tótines são capazes de manipulá-las, nossos descendentes foram os primeiros a canalizarem essa energia e a prenderem em pequenos objetos para que ela fosse compartilhada com outras raças. Dessa forma, humanos, monstros e geckos também tiveram acesso a elementos como o fogo para criar pequenas fogueiras, água para banhar-se e eletricidade para produzir energia." — Clover, Flores da Amizade - O Passado dos Personagens.
Apesar de toda a contribuição dos tótines para Sellure, houve também um período trágico em sua história recente. Por volta do ano 115 ocorreu a Caça aos Tótines onde mercenários e caçadores de recompensas passaram a sequestrar tótines inocentes para vendê-los a laboratórios que visavam usá-los como experiência.
Este é provavelmente o período mais triste da história dos tótines que deixou marcas profundas em seu povo. Desde então, os tótines se tornaram mais reclusos e alguns até se esconderam nas Cidades Cinzentas, abrindo mão de sua magia para viverem como pessoas normais.
PERSONAGENS MARCANTES
Os tótines são provavelmente a raça mais intrigante e rica culturalmente em Matéria, e alguns dos personagens mais icônicos do livro figuram entre eles. A primeira vez que a palavra tótines é apresentada ocorre ainda no Capítulo 4, quando Raito e Lloyd King são introduzidos na Vila das Pérolas. Desde cedo somos apresentados à influência e poder deles como generais Classe A.
Toda a Ordem do Selamento também é composta por tótines — Bill, Tootie, Elma, Bernard, Aedan e Elice formam o principal grupo de antagonistas em Espada de Madeira. Além deles, toda a mitologia por trás do totinismo é apresentada através de personagens que regressaram como fantasmas e passaram a habitar seus Amuletos Sagrados, como é o caso de Drake e Lignum.
tótines devem ser a raça mais interessante em toda sellure, são simples e isso funciona muito bem.
ResponderExcluirEsse post deu um trabalhão, mas que bom que gostou do resultado, Shii!
ExcluirEu gosto de olhar para trás e lembrar que os tótines eram apenas esses bichinhos fofos, sem profundidade alguma. Acho que eles foram quem mais evoluíram dos meus primeiros rascunhos até aqui, então saber que eles se tornaram a raça mais interessante do livro me deixa bem feliz.